Após ‘lockdengo’ em resort, Nogueira mantém lockdown até segunda

A partir de quinta-feira (3), supermercados voltam a abrir; porém comércio e serviços gerais só podem retomar atividades na próxima segunda

Imagem ilustrativa da aglomeração no Calçadão de Ribeirão Preto na retomada do Comércio - Foto: Gleice Lira

A atual fase de restrição, que é semelhante ao lockdown, vai continuar em Ribeirão Preto até na próxima segunda-feira (7), quando volta para a fase de transição do Plano SP. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira, a fase emergencial restritiva começa a sofrer relaxamento a partir de quinta-feira. 

A notícia foi dada com exclusividade na última terça-feira (25), pelo jornalista Eduardo Schiavoni no programa Agora em Pauta. O anúncio foi dado pelo prefeito Duarte Nogueira em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda (31), em transmissão no Facebook. De acordo com o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, as medidas continuam para com mais evitar uma sobrecarga no sistema de saúde.

“Os índices de internações, ocupações de leitos e mortes por causa da COVID ainda estão muito altos, bastante críticos com sobrecarga em todo o sistema de saúde da cidade, tanto públicos como privados”, disse, “todas as cidades do estado seguem o Plano São Paulo e encontram-se, no momento, na fase de transição, mas algumas da região, como Batatais e Ribeirão Preto, com mais restrições para preservar a vida das pessoas, para que não falte assistência para ninguém”.

Restrições

Até quarta-feira, todas as atividades não essenciais, como shoppings centers, comércio em geral, salões de beleza, academias, parques, restaurantes e supermercados, permanecerão fechados. Durante a prorrogação, segmentos alimentícios deverão atender pelos sistemas de delivery e drive-thru. 

A determinação mantém também suspensas as aulas presenciais em escolas públicas e privadas e o transporte público da cidade. A exceção, será para a Secretaria de Educação, que vai voltar a fazer entrega das marmitas para alunos da rede municipal. A decisão vem após o Ministério Público questionar a suspensão

A partir de quinta-feira (3), até domingo (6), supermercados e similares, praças e parques, lojas de materiais de construção, feiras livres e óticas, podem voltar a abrir, desde que respeitem as medidas de contenção ao novo Coronavírus, como uso de máscaras, capacidade máxima de lotação e distanciamento social.

Já na segunda (7), a cidade volta ao Plano SP, até o dia 13, quando o governo de SP vai reavaliar os indicadores de todo o estado. Durante o período, os setores de comércio e serviços gerais voltam a funcionar das 6h até às 22h, com 60% da capacidade de lotação. Além disso, permanece em vigência o toque de recolher das 22h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias. 

Lockdengo

A decisão de prorrogar o Lockdown em Ribeirão Preto ocorre mesmo após Nogueira ter sido flagrado aproveitando o final de semana em um resort na região de Araraquara com uma mulher que não foi identificada. Durante a transmissão desta segunda-feira, o prefeito se desculpou pelo ocorrido e disse que sua viagem havia sido programada antes de a cidade precisar adotar medidas mais restritivas para contenção do novo Coronavírus.

“Não tem nenhuma pessoa no mundo, principalmente os dirigentes de qualquer nação, estado ou cidade que possa ter errado ou acertado”, mas reconheceu que pode ter errado em sua decisão de seguir com a viagem e por isso pediu desculpas “àqueles que se sentiram ofendidos por essa minha ação”.

Nenhuma postagem para exibir