RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Home Notícias Cotidiano Volta do transporte público é marcada por greve dos motoristas e aglomeração

Volta do transporte público é marcada por greve dos motoristas e aglomeração

0
Volta do transporte público é marcada por greve dos motoristas e aglomeração
Linha Nova Aliança, imagem ilustrativa Foto: Rede Social

Ribeirão Preto teve uma manhã de aglomerações em plataformas de embarque e desembarque de passageiros do transporte público. A categoria, que estava suspensa durante a fase emergencial restritiva, retornou às atividades nesta segunda-feira (7), porém com 50% da frota no horário de pico, devido a continuidade da greve dos motoristas. 

A paralisação ocorre desde o dia 24 de maio e os trabalhadores pedem pelo pagamento de salários em atraso. Em entrevista ao Thathi Repórter, na manhã desta segunda, o presidente do Sindicato dos Motoristas de Ribeirão Preto, João Henrique Bueno, contou que a classe aguarda pelo adiantamento salarial desde o dia 20 de maio, além do vale alimentação que deveria ter sido pago no dia 1º de junho.  

“As empresas ainda não se manifestaram de nenhuma maneira sobre o assunto, amanhã às 15h30 teremos uma nova conferência no tribunal regional do trabalho na tentativa de solucionar o problema”, disse Bueno, “pagando o salário dos trabalhadores a gente volta imediatamente”. 

Lotação 

Devido à greve, faltaram motoristas e frota para transportar os passageiros que retornaram às atividades na manhã desta segunda-feira e foram para o trabalho em ônibus superlotados e aglomerados. A reportagem do Grupo Thathi acompanhou a movimentação no terminal rodoviário, veja no vídeo abaixo. 

“Infelizmente eu gostaria que o prefeito viesse ver o que está acontecendo, porque a responsabilidade da falta de ônibus é dele”, disse o presidente do Sindicato dos Motoristas, “como eu já disse em outras oportunidades, as empresas Rápido D’Oeste e Transcorp nos deve o salário, agora quem tem a responsabilidade de manter os ônibus nas ruas para a população é o senhor prefeito que infelizmente parece que não se preocupar com o transporte urbano da cidade”.

Volta 

Até o impasse entre os motoristas e o Consórcio PróUrbano ser resolvido, apenas 50% da frota estará nas ruas para transportar os passageiros. A porcentagem foi estabelecida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e vale apenas para os horários de pico,  das 6h às 8h e das 17h às 19h. Durante o dia apenas 35% dos ônibus devem rodar. 

Em nota, o PróUrbano afirmou que o sistema de transporte sofre com déficit de passageiros, devido a pandemia da Covid-19, que já dura há mais de um ano. A empresa disse ainda que, com o lockdown, as receitas foram zeradas, o que dificultou a realização do pagamento dos funcionários. Veja no final do texto a nota na íntegra. 

Já a prefeitura de Ribeirão Preto, disse que a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) notificou o consórcio para que cumpra a liminar determinada pelo TRT e, além disso, contou que o PróUrbano informou que o vale alimentação foi depositado hoje (7). Veja a nota na íntegra abaixo. 

Resolução 

Nesta terça-feira (8), uma audiência de conciliação será realizada para tentar resolver o conflito entre o PróUrbano e o Sindicato dos Motoristas. Neste mesmo dia, também será votado o repasse de R$17 milhões da prefeitura para o consórcio

Outro lado

Veja abaixo o que disse o consórcio Pró-Urbano e a prefeitura de Ribeirão Preto. A reportagem do grupo Thathi também entrou em contato com o Ministério Público para obter uma posição a respeito das aglomerações em ônibus, no entanto, não obteve retorno. 

Pró-Urbano 

O sistema de transporte de Ribeirão sofre com o déficit de passageiros que se arrasta há mais de um ano, decorrente da pandemia do Coronavírus. O lockdown agravou ainda mais essa situação, zerando as receitas do Consórcio PróUrbano e não havendo caixa para realizar o pagamento dos funcionários e as demais contas que estão em atraso. Conseguimos fazer hoje o pagamento do Vale-Alimentação dos nossos motoristas. 

Sobre a oferta de 50% dos ônibus nas ruas em horário de pico e 35% no restante do dia, falta mão de obra devido a greve dos motoristas, atendendo a liminar do TRT.

Prefeitura 

A Transerp recebeu a informação pelo consórcio PróUrbano que o vale alimentação foi depositado hoje (7/6), no período da manhã, porém, a questão do pagamento dos salários será objeto de audiência de conciliação junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, nesta terça-feira, dia 8 de junho.

Quanto ao funcionamento dos ônibus cumpre informar que a operação foi reduzida devido à liminar do TRT que determina a circulação dos ônibus em 50% nos horários de pico (manhã/tarde) e 35% nos demais horários.

Ainda, vale destacar que a Transerp notificou novamente o consórcio PróUrbano para que cumpra o mínimo da liminar determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho.