Covid-19 | Confira o que abre e fecha no lockdown

Medida passa a valer a partir desta quinta-feira (27) para conter o avanço da pandemia na cidade

Comércio no Centro de Ribeirão Preto - Foto: Reprodução/Grupo Thathi de Comunicação

A partir de quinta-feira (27), supermercados, escolas, comércio, bares e o transporte coletivo não vão funcionar em Ribeirão Preto. O anuncio foi feito na tarde desta segunda-feira (24) pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em entrevista coletiva. Agências bancárias, serviços médicos, postos de combustíveis e indústrias, funcionam normalmente.

Pelo novo decreto, devem fechar as portas os shoppings e comércio em geral; serviços, exceto escritórios de contabilidade; restaurantes; supermercados e similares; eventos esportivos; academia e salões de beleza e atividades escolares, públicas ou privadas.

Além disso, o transporte coletivo não vai funcionar, porém será permitido o transporte de táxi e aplicativos de transporte. Também ficam proibidas as reuniões de pessoas nas ruas e segue mantida a restrição à circulação de pessoas entre 21h e 5h.

“Estamos sendo mais restritivos que o Estado para garantir o atendimento de saúde das pessoas”, disse o prefeito Duarte Nogueira, durante a coletiva.

Liberado

Estão liberadas as entregas no sistema delivery, para bares e restaurantes, e também as retiradas em drive thru, no caso de supermercados e similares. Indústrias, vão poder funcionar com capacidade limitada a 60%. Já as igrejas podem permanecer abertas para orações individuais, mas os cultos estão proibidos. Da mesma forma, serviços médicos e veterinários funcionam normalmente, assim como os essenciais, incluindo postos de combustíveis, mas não as lojas de conveniência.

“Queremos evitar aglomerações, a ideia é fazer com que as pessoas não saiam às ruas”, disse o prefeito.

Nogueira ressaltou ainda que a situação da cidade não é tão grave quanto na época em que foi decretado o primeiro lockdown. “Quando fizemos o primeiro lockdown, não tínhamos medicamentos de intubação, nem oxigênio. Por isso, fizemos as restrições, mas menos rigorosas do que na primeira vez”, disse.

ABRE

– Assistência em saúde
– Veterinário (apenas emergência)
– Indústria em geral
– Construção civil
– Postos de combustíveis
– Templos religiosos
– Transporte por aplicativo e táxi
– Atendimento nas agências bancárias

FECHA

– Escolas
– Transporte Público
– Salão de beleza
– Academias
– Shopping
– Comércio em geral
– Parques
– Restaurantes (apenas delivery ou drive thru)
– Supermercados (apenas delivery ou drive thru)
– Serviços em modo geral (com exceção de contabilidade)
– Padaria (apenas delivery)
– PetShops
– Reunião de pessoas ao ar livre
– Eventos esportivos
– Restrição de circulação de pessoas das 21h às 5h

Nenhuma postagem para exibir