Com covid fora de controle, prefeitura antecipa vacinação de idosos

Prefeito afirmou que administração notou crescimento no número de casos e pediu responsabilidade para a população

Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em entrevista coletiva - Foto: Eduardo Schiavoni
Continua depois da publicidade

Vivendo um cenário de crescimento contínuo de casos de Covid-19 e com ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 80%, a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, nesta terça-feira (9), a antecipação da vacinação para pessoas com mais de 85 anos para quinta-feira (11). A imunização de pessoas neste grupo estava prevista para ter início no dia 15 de feveiro.

“Entendemos que a vacinação das pessoas mais idosas poderá ajudar a resolver o problema. Por isso, vamos antecipar a vacinação com pessoas de 85 ou mais a partir de quinta-feira”, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em entrevista coletiva. Ele ressaltou, ainda, que os idosos nessa faixa etária já podem realizar o cadastro para receber a vacina no site da prefeitura.

Ribeirão começou a imunização do idosos com mais de 90 anos, na última segunda-feira (8) e já aplicou 1.677 doses da vacina. Até sexta, a meta é chegar a 4 mil doses.

Nogueira ressaltou ainda que a decisão foi tomada após a análise de números da pandemia na cidade. “Identificamos um crescimento constante e linear no número de novas internações do Covid-19. Como prevíamos, passamos de 80% de ocupação nos leitos de UTI, mesmo eles tendo sido mais do que dobrados desde o início de janeiro. Saímos de 99 leitos e fomos até para 199, mas ainda assim a ocupação está crescendo”, disse.

Responsabilidade

Nogueira informou ainda que a situação é grave e que uma reunião, realizada na manha desta terça, contou com a participação do empresariado, de autoridades da saúde e também do presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB). A cidade já registra, desde o começo da pandemia, 1140 mortes por conta da doença, além de 48,3 mil casos confirmados da doença, segundo dados do último boletim, disponibilizado nesta terça.

O prefeito disse que, além da ação do poder público, as pessoas precisam se conscientização. “Não adianta jogar tudo nas costas da prefeitura. Não adianta reclamar e não usar máscaras, se aglomerar, ir em festa clandestina”, disse o prefeito. “As pessoas precisam saber que devem se comportar corretamente”, disse.

Situação

Nogueira informou ainda que o Hospital das Clínicas deve abrir, até o fim da semana, dez novos leitos de UTI para enfrentamento da Covid-19 e que outros cinco também devem ser abertos na rede particular.

O secretario da Saúde, Sandro Scarpelini, informou, ainda, que os índices de Ribeirão Preto estão acima do ideal, especialmente na questão de mortes por cem mil habitantes, nos últimos sete dias. “O aceitável no Plano São Paulo são cinco, estamos tendo uma média de um pouco mais do que oito”, afirmou.

Nenhuma postagem para exibir