Justiça barra candidatura de Junqueira e oficializa adesão do PSL à coligação com MDB

Com partido rachado, integrantes do partido disputam comando da sigla na cidade

0
Cris Bezerra foi escolhida pelo MDB como candidata a prefeito - Foto: Redes Sociais

A Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto decidiu, nesta terça-feira (6), manter a nomeação do novo diretório municipal do PSL em Ribeirão Preto e, com isso, barrar a candidatura de Rodrigo Junqueira a prefeito da cidade. O PSL tinha rachado e o comando do partido era disputado na ação judicial. Da decisão, cabe recurso.

A polêmica foi iniciada depois que o diretória estadual da legenda, comandado pelo deputado federal Junior Bozzella, dissolveu o diretório municipal, em 3 de setembro. A legenda era comandada por Rodrigo Junqueira, pré-candidato a prefeito pela legenda. Em seu lugar, Bozzella nomeou o jornalista Caio Abraham.

Barrado em sua tentativa de ser candidato, Junqueira procurou a Justiça, que negou o pedido. Com a decisão, fica mantida a adesão do partido á coligação com o MDB, em chapa comandada pela candidata Cris Bezerra. O PSL indicou o capitão Del Vecchioo como vice na composição.

No entender do juiz Lúcio Eneas Ferreira, responsável pelo caso, o estatuto do partido permite a livre intervenção do diretório estadual no municipal, sendo, portanto, o ato legal. “(…) deve prevalecer a convenção realizada pela nova Comissão Provisória do Partido, pois o ato impugnado pelo requerente diz respeito a uma decisão do partido, dentro dos limites legais e das regras estatutárias do partido, inexistindo qualquer ato a ser desconstituído pelo Poder Judiciário, conforme ponderou o Ministério Público Eleitoral”, afirmou o juiz