AO VIVO

THATHI FM – 91,3

RIBEIRÃO PRETO – SP

Home Blog Corneta do Schiavoni Promessa é dívida! Confira a coluna Corneta na Câmara

Promessa é dívida! Confira a coluna Corneta na Câmara

E sem mais delongas, já que é sexta-feira e a cerveja gelada está logo ali na esquina, chamando insistentemente as pessoas, vamos com a coluna do Corneta.

Nova Mesa

Começando com a nova composição da Mesa Diretora da Câmara. O martelo está praticamente batido. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) terá um homem da sua base de apoio no comando do Legislativo em 2020. Fabiano Guimarães (DEM) será o próximo presidente da Casa. E a tendência é que a mesa seja composta por Alessandro Maraca (MDB), Jean Corauci (PDT) e dois nomes ainda a serem definidos. Entre eles, favoritismo para Waldyr Vilela (PSD), que já declarou que quer voltar à Mesa Diretora.

Ano Eleitoral

A notícia é positiva para Nogueira, na medida em que garante ao menos a neutralidade para os interesses do prefeito. Um nome da oposição no comando do Legislativo poderia ser um problema em ano eleitoral. Não será.

Futebol e política

E o futebol esteve presente na sessão desta quinta-feira. Além da celebração do Comercial Futebol Clube (ECA!), fundado em 10 de outubro de 1911, alguns vereadores aproveitaram para comentar a atual situação do Botafogo Futebol Clube. E deu conversa, heim. Confesso que o assunto estava um pouco mais interessante do que a sessão em si.

Perseguição

O corneta também bateu um papo com o vereador Isac Antunes. Considerado um dos grandes articuladores da maioria formada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) na Casa, o parlamentar, que começou na oposição, mas hoje integra a base de apoio ao governo, foi modesto. “Não tenho esse perfil. Temos grandes líderes na Casa”.

Velha roupa

Maurício Vila Abranches, vereador em Ribeirão – Foto Eduardo Schiavoni

Há duas semanas, este corneta acompanhou uma sessão da Câmara e ouviu de um vereador, estiloso e bem apanhado, por sinal, comentário sobre as vestimentas do parlamentar Maurício Vila Abranches. Ao observar o caminhar do colega, não resistiu ao leve veneno e soltou para os que estavam próximos. “Esse é o bom e velho terno do Maurício. Tem mais presença na Casa que muito vereador”, disse, em tom de galhofa, arrancando risadas.

É verdade

O corneta botou reparo e comprovou. Até agora, o paletó esteve em 100% das sessões cobertas por mim.

Articulações

O corneta flagrou diversas conversas mais reservadas entre os parlamentares durante a sessão. E boa parte delas tem relação direta com a eleição de 2020. Muitos estão preocupados, já que a queda no número de parlamentares, de 27 para 22, fará com que alguns dos que lá estão não regressem

Sem crise

Sobre o assunto, André Trindade (DEM) era demonstrou tranquilidade. “Estou formando uma boa chapa de vereadores. Teremos bons puxadores de votos”, diz o parlamentar, que acredita que o partido fará entre três e quatro vereadores. O corneta não acredita. Acho que fica nos dois, talvez três com a sobra. A conferir.

Trabalho infantil

Marcia Mendes, juiza de direito do trabalho em Ribeirão – Foto: Divulgação/TRT

A juíza federal do trabalho Márcia Mendes, que atua em Ribeirão Preto, esteve no Legislativo para falar sobre o trabalho infantil e a importância e forma de combatê-lo. Brilhante como sempre, arrancou aplausos dos vereadores e presentes. Em tempo: Márcia é minha professora na faculdade de Direito, e nunca é demais fazer aquela moral. Quem sabe rola aquela forcinha!

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eduardo Schiavoni
Editor-chefe do Portal do Grupo Thathi