Plataforma digital mostra evolução da Covid-19 em tempo real

Ferramenta on-line, desenvolvida por iniciativa privada, apresenta casos confirmados da doença, taxa de letalidade e gráficos da ocupação de leitos

Foto: Fernando Gonzaga

A cidade de Ribeirão Preto agora está cadastrada na plataforma digital – LeitosCovid.org, que atualiza em tempo real um banco de dados de ocupação de leitos, casos confirmados e taxa de letalidade com base nas informações divulgadas pelos hospitais públicos e privados da cidade, por meio de um sistema automatizado.

Criada a partir de uma iniciativa desenvolvida pela NAVE, área de inovação e desenvolvimento do Grupo Bild & Vitta, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, a plataforma foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (23) pelo prefeito Duarte Nogueira, com a participação do secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, e representantes dos hospitais participantes.

A ferramenta on-line apresenta casos confirmados da doença, taxa de letalidade e gráficos com a ocupação de leitos nos hospitais da cidade, entre outros indicativos que podem auxiliar no controle da pandemia do novo Coronavírus.

“A plataforma é aberta para quem precisar fazer uso dela, compartilhando com transparência informações sobre a ocupação real de leitos de hospitais públicos e privados da cidade, para facilitar a regulação e a localização de onde está havendo maior demanda, portanto, mais segurança, uma ferramenta de gestão em saúde para a cidade”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

“A partir de agora, a Secretaria Municipal da Saúde passará a usar esses dados como oficiais para acompanhar e tomar as medidas necessárias”, ressaltou o secretário Sandro Scarpelini.

Segundo Kim Morise, gerente executivo de Inovação do Grupo Bild & Vitta, responsável pelo projeto, a iniciativa nasceu de um grupo de empresários preocupados com os impactos negativos da pandemia na cidade, além da dificuldade do poder público em consolidar e divulgar essas informações de maneira clara.

“Discutimos as necessidades expostas pelo Dr. Sandro e rapidamente formamos a equipe para construir um sistema que compilasse essas informações, juntamente com os hospitais públicos e privados, para ter esse resultado hoje, não somente da vacância dos leitos, mas também informações de índices. O município está bem estruturado com essa tecnologia”, informou.

A nova plataforma digital é aberta a toda população e de fácil acesso para internautas. Para saber mais, acesse: https://leitoscovid.org/

Nenhuma postagem para exibir