Governo de SP busca parcerias para fomentar pesquisa de bezerros em Ribeirão

Projetos ocorrerão em unidade de referência em inovação tecnológica do Instituto de Zootecnia

0
Pesquisa envolvendo bezerros é feita em Ribeirão - Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), anunciou a publicação de Edital Chamamento Público que busca celebrar parcerias de Cooperação Técnico Científica com a iniciativa privada, para o desenvolvimento de soluções inovadoras de produtos e processos na criação de bezerros leiteiros jovens machos e fêmeas. Os projetos ocorrerão na Unidade de Referência em Inovação Tecnológica e Pesquisa de Bezerros Leiteiros do IZ localizada na unidade de Ribeirão Preto.

Para desenvolver a pesquisa, será implantada uma unidade de criação de bezerros ao desenvolvimento de projetos em novos produtos e tecnologias nas áreas de nutrição, alimentação, sanidade, imunologia, manejo, bem-estar animal, e de zootecnia de precisão com bezerros(as) em aleitamento e após o desmame, nos diversos sistemas de criação.

Será formada uma equipe de pesquisadores procedentes do IZ, técnicos das empresas parceiras, pesquisadores de outras instituições e universidades públicas ou privadas.

Tecnologia

Haverá a difusão e posterior adoção de novas tecnologias e técnicas desenvolvidas pela unidade ou empresas parceiras. As difusões poderão ser feitas com dias de campo, palestras, eventos técnicos para agentes extensionistas e produtores, site, entrevistas para imprensa via Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do IZ, e em eventos programados dentro e fora do Estado.

Todo o trâmite de cooperação será intermediado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), juntamente com empresas interessadas. Será formalizado Instrumento para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, sem envolvimento de transferência de recursos financeiros estaduais.

A parceria a ser celebrada terá vigência de até cinco anos, com o termo de cooperação publicado no Diário Oficial. As empresas interessadas podem acessar o edital para detalhes e enviar suas propostas de projetos.