Chá de Benção Materno: já ouviu falar?

O check-list de coisas a serem providenciadas e organizadas na gravidez é enorme e a maioria das gestantes deseja fazer um chá de bebê ou chá de fralda, um evento com amigas e familiares com a finalidade de ajudar a nova mamãe com a montagem do enxoval ou o estoque de fraldas, além de reunir pessoas queridas em torno de comida boa, brincadeiras e mimos. Também hoje popularizou-se o “chá revelação”, um evento no começo da gravidez para revelar o sexo do bebê aos amigos e parentes. Mas pouca gente conhece e realiza o chá de bençãos materno. Você já ouviu falar?

Continua depois da publicidade

O chá de bençãos materno é um evento organizado pela gestante ou suas amigas mais próximas, bem no final da gestação, com o objetivo de fortalecer e encorajar esta gestante para viver a experiência do parto e os eventos do pós-parto. O ideal é fazer após as 38 semanas de gestação, aquela fase difícil onde a gestante já está cansada, inchada e ansiosa. No chá de bençãos o foco é mimar a futura mamãe.

 

Prepara-se um escalda pés com ervas estimulantes e que desincham; enquanto a gestante fica com os pezinhos ali na água quente, uma amiga ou profissional (como uma doula, por exemplo) pode fazer uma pintura na barriga, materializando aquele bebê que já está tão grande e perto de chegar. O ambiente é decorado com flores e velas aromáticas, deixando tudo bem aconchegante para a gestante relaxar e aproveitar. As amigas podem fazer uma coroa de flores e organizar um pequeno ritual para declarar palavras de bençãos sobre a vida da gestante e do seu bebê, enfatizando que ela é forte e corajosa para viver a experiência do parto e reforçando os laços de irmandade como rede de suporte para o pós-parto.

Quando eu estava grávida da Bianca, minhas amigas organizaram um chá de bençãos surpresa para mim. Elas levaram tudo: as comidinhas, as flores, as velas. Elas pintaram minha barriga, ao som de muitas conversas gostosas, música calma e risadas. Recebi massagem nos pés, nas costas e muito carinho! Depois da barriga pintada, cada amiga foi, uma a uma, declarando palavras de força, coragem, de bençãos para mim e para a Bibi. Foi tão emocionante! Todas nós choramos! Esta pequena e singela cerimônia trouxe muita força e coragem e me ajudou a reforçar minha segurança em mim, no processo e em Deus, o Autor da Vida. Depois de duas semanas minha pequena veio ao mundo em um parto natural tranquilo e sereno! Como foi maravilhoso ter tido esse apoio!

E você, já pensou em fazer um chá de bençãos?