Com 22 estreias, tem filme para todos os públicos em Ribeirão Preto!

Viveremos duas semanas com muitos filmes franceses, então bora decorar o hino!

Junho nos últimos anos tem sido sem dúvida o mês que mais empolga quem ama ver filmes diferentes no cinema, afinal a Aliança Francesa junto com diversos patrocinadores, principalmente a Varilux, nos traz o Festival Varilux de Cinema Francês. E em sua 10ª Edição teremos 16 longas inéditos (que se você não conferir agora nessas duas semanas, provavelmente nunca mais verá, afinal raramente estreiam no interior) e mais um clássico dos anos 90 para quem gosta de rever nos cinemas. Então vamos nos divertir muito, afinal teremos longas de todos os estilos para conferir e vivenciar essa que é uma das maiores escolas cinematográficas mundiais, principalmente em comédias e dramas, e que praticamente ao final dos 16 filmes já estaremos até entendendo quase que perfeitamente a língua francesa, e cantando o hino, o qual o Coelho já se empolgou e começou o texto dessa semana. Daí você vem e pergunta, mas Coelho, não sou fã de filmes franceses, essa semana não terá mais nada? E a resposta vem bem rapidamente, com um enorme sim, pois teremos o fechamento da nova saga dos X-Men, a continuação do filme “Quatro Vidas de Um Cachorro”, uma animação que a criançada é viciada, além de uma produção que demorou 30 anos para ser lançada, e um documentário sobre o Corinthians, ou seja, tem para todos os gostos!!

Sobre o fechamento de mais uma época da franquia X-Men, “X-Men – Fênix Negra” chega aos cinemas agora depois de diversos adiamentos, várias dúvidas e críticas negativas em cima dos trailers lançados tanto pelos fãs, quanto pelos críticos, e que provavelmente a Disney agora detentora dos direitos deve lançar algo mudando tudo novamente bem em breve, afinal não devemos ir com muitas esperanças de algo tão bom, pois bem sabemos que a cronologia é uma bagunça, e não será agora que vão arrumar tudo. O jeito é ir com expectativas bem baixas, e torcer para não ser uma tremenda bomba.

X-Men – Fênix Negra

Em 2017 ficamos ao mesmo tempo encantados, quanto preocupados com o lançamento de “Quatro Vidas de Um Cachorro”, primeiro pela fofura do cãozinho mostrando suas várias “encarnações” até achar novamente o seu primeiro dono, que emocionou a todos pelos bons movimentos, mas também tivemos as diversas polêmicas que foram resolvidas como não passando de exageros de cenas montadas sem um contexto de maus tratos aos protagonistas, e agora com o lançamento da continuação, “Juntos Para Sempre”, pelo trailer já vemos que teremos muitas emoções ao mostrar o cão Bailey agora protegendo e ajudando a neta dos seus donos, que é negligenciada pela mãe, ou seja, muito drama e aventura para todos lavarem os cinemas de tanto chorar.

Juntos Para Sempre

Em “Graças a Deus”, Alexandre, pai de família, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro, ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.

“Graças a Deus” – 14h00(somente 12/06 e 18/06), 19h00(somente 15/06), 21h30(somente 09/06 e 17/06)

Outro grande destaque, por ter um dos atores que mais vemos em todos os últimos Festivais, Pierre Niney, que sempre costuma dar show de expressividade, vemos uma homenagem aos bombeiros com “Através do Fogo”, que nos apresenta Franck, um bombeiro de Paris que salva pessoas, e é feliz, mas durante uma intervenção num incêndio, ele se sacrifica para salvar seus homens e ao acordar num centro de tratamento de queimaduras graves, ele entende que seu rosto se derreteu nas chamas, tendo que reaprender a viver e aceitar a ser salvo agora.

“Através do Fogo” – 14h00(somente 10/06), 16h30(somente 07/06), 21h30(somente 18/06)

Já no romance, “Amor à Segunda Vista”, vemos que da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou sua esposa Olivia. Como ele vai fazer para reconquistar a mulher da sua vida, que se tornou uma perfeita desconhecida?

“Amor à Segunda Vista” – 16h30(somente 06/06), 19h00(somente 07/06 e 12/06), 21h30(somente 16/06)

No longa “Filhas do Sol”, vemos que Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

No longa “Filhas do Sol”, vemos que Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

“Filhas do Sol” – 14h00(somente 11/06), 16h30(somente 18/06), 21h30(somente 10/06)

Para aqueles que gostam de filmes de época, “A Revolução em Paris” nos situa em 1789, sob o reinado de Luís XVI, quando o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

“A Revolução em Paris” – 16h30(somente 11/06), 19h00(somente 06/06), 21h30(somente 14/06)

Outro filme que será bem polêmico é “Inocência Roubada” que nos mostra que Odette tem 8 anos, adora dançar e desenhar. Por que desconfiaria de um amigo dos pais que propõe a ela “brincar de cócegas”? Adulta, Odette dança sua ira, libera sua palavra e abraça a vida.

“Inocência Roubada” – 14h00(somente 06/06), 16h30(somente 14/06), 19h00(somente 17/06)

Uma das famílias mais conhecidas dentro do cinema francês é a Garrel, e aqui com “Um Homem Fiel”, o diretor e ator Louis Garrel nos mostra que Marianne deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, quanto na irmã de Paul, Eva, que secretamente ama Abel desde a infância.

“Um Homem Fiel” – 14h00(somente 16/06), 16h30(somente 12/06), 21h30(somente 11/06)

A grande dama do cinema francês atual, Juliette Binoche vem como Claire Millaud em “Quem Você Pensa Que Sou”, que abandonada pelo marido, aos 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. O avatar interage com o jovem Alex, que acaba se apaixonando por ela enquanto Claire, por trás das telas, também começa a ama-lo e ficar viciada, sem saber como se desfazer da própria mentira.

“Quem Você Pensa Que Sou” – 14h00(somente 08/06), 19h00(somente 14/06), 21h30(somente 06/06 e 12/06)

Em “O Professor Substituto” vemos que quando um professor, de um respeitado colégio, se joga da janela sob os olhares assustados de seus alunos, seis deles não demonstram sentimento algum. Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores. Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

“O Professor Substituto” – 14h00(somente 13/06), 19h00(somente 10/06 e 19/06)

Na comédia “Finalmente Livres” conhecemos Yvonne, uma jovem inspetora de polícia, que descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

“Finalmente Livres” – 16h30(somente 19/06), 19h00(somente 08/06 e 16/06)

Com “Meu Bebê”, veremos que Héloïse é mãe de três filhos. Jade, sua “caçulinha”, acabou de fazer 18 anos e vai sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. Héloïse se lembra dos momentos compartilhados, de uma terna e profunda relação mãe-filha e antecipa tanto a partida que vai se esquecer de viver o presente.

“Meu Bebê” – 14h00(somente 14/06), 16h30(somente 17/06), 19h00(somente 13/06), 21h30(somente 08/06)

No longa “Os Dois Filhos de Joseph”, Ivan é um menino de 13 anos que está descobrindo o amor. Ele tem como referências o pai, Joseph e o irmão mais velho, Joaquim. Mas ao saber que o irmão corre o risco de perder o ano na faculdade e que o pai decide abandonar sua estável carreira como médico para se tornar escritor, o garoto começa a repensar se esses são exemplos que quer seguir.

No longa “Os Dois Filhos de Joseph”, Ivan é um menino de 13 anos que está descobrindo o amor. Ele tem como referências o pai, Joseph e o irmão mais velho, Joaquim. Mas ao saber que o irmão corre o risco de perder o ano na faculdade e que o pai decide abandonar sua estável carreira como médico para se tornar escritor, o garoto começa a repensar se esses são exemplos que quer seguir.

A trama de “O Mistério de Henri Pick” nos mostra que em uma estranha biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário que imediatamente decide publicar. O romance se torna um best-seller. Mas seu autor, Henri Pick, um bretão fabricante de pizza que morreu dois anos antes, nunca teria escrito nada além de suas listas de compras, segunda a viúva. Convencido de que se trata de uma fraude, um famoso crítico literário decide liderar a investigação.

“O Mistério de Henri Pick” – 16h30(somente 15/06), 19h00(somente 11/06), 21h30(somente 07/06)

Com o longa “Boas Intenções” vemos que sempre estando envolvida em uma série de trabalhos humanitários e causas sociais, Isabelle atua como professora de francês para imigrantes. Ao descobrir que seus alunos, na realidade, precisam de uma licença de habilitação, ela decide ajudá-los a passar na prova. Ao mesmo tempo, precisa lidar com a própria família que reivindica mais atenção.

“Boas Intenções” – 14h00(somente 17/06), 16h30(somente 10/06), 21h30(somente 19/06)

Já no clássico, quem for rever o filme de 1990, “Cyrano de Bergerac” verá que sendo um poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, Cyrano é apaixonado pela bela Roxanne, mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas pelo Cyrano.

Já no clássico, quem for rever o filme de 1990, “Cyrano de Bergerac” verá que sendo um poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, Cyrano é apaixonado pela bela Roxanne, mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas pelo Cyrano.

Alguns filmes ouvimos boatos de produção, outros acabamos vendo alguma sinopse perdida na internet, mas logo depois acabam desmentidos, e sequer ouvimos falar de serem lançados, um desses longas é “O Homem Que Matou Dom Quixote” que agora será lançados 30 anos após começarem a trabalhar o texto original, ou seja, o diretor Terry Gilliam trabalhou diversos materiais, teve imensos problemas, e após muito trabalho lança aqui uma história bem maluca e diferente da clássica história de Dom Quixote.

Alguns filmes ouvimos boatos de produção, outros acabamos vendo alguma sinopse perdida na internet, mas logo depois acabam desmentidos, e sequer ouvimos falar de serem lançados, um desses longas é “O Homem Que Matou Dom Quixote” que agora será lançados 30 anos após começarem a trabalhar o texto original, ou seja, o diretor Terry Gilliam trabalhou diversos materiais, teve imensos problemas, e após muito trabalho lança aqui uma história bem maluca e diferente da clássica história de Dom Quixote.

Para os pequeninos que vivem vendo Patrulha Canina na TV, a dica para os pais nessa semana será levar eles para conferir o longa “Super Filhotes”, que promete muita diversão para garotada que já assiste na Nickelodeon, mostrando um episódio bem misterioso. Claro que como não sou ligado ao que acontece no desenho, achei o trailer algo bem estranho, mas parece divertir os pequenos.

“Patrulha Canina – Super Filhotes”

E para finalizar as estreias da semana, o Projeta as Sete do Cinemark traz essa semana um documentário sobre o Corinthians e suas diversas casas, aonde jogou, e tudo o que passou até ter sua arena própria, que com certeza deverá ter um público bem razoável, afinal é uma das maiores torcidas do país, então fica a dica para aqueles torcedores conferir “A História de Um Sonho – Todas As Casas do Timão”.

“A História de Um Sonho – Todas as Casas do Timão”

Estarei cobrindo todos as estreias, algumas demorando um pouco mais para postar a crítica, mas para acompanhar tudo e ver os horários de todos os filmes dê uma passada no site www.coelhonocinema.com.br . Abraços e até a próxima semana!