Vídeo | Luiza Helena Trajano, a empresária que virou símbolo de ações de enfrentamento da crise no país

Em meio à pandemia, varejistas ganham valor de mercado. É o caso do Magazine Luiza que mesmo na pandemia está contratando e faturando

Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, uma loja de varejo que começou em Franca, interior de São Paulo, há 63 anos. Atualmente a marca conta com mais de mil lojas em 18 estados e mais de 40.000 colaboradores. Uma história de empreendedorismo de sucesso que foi compartilhada na edição da última segunda (29) no programa Mentoria Ribeirão 2020 quando a empresária concedeu entrevista para Chaim Zaher.

Durante o bate papo ela comentou como está enfrentando a crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19. Luiza Helena ressaltou que o investimento no mercado digital, que a loja começou lá atrás, foi fundamental para garantir o sucesso da receita do grupo mesmo neste momento. Em 91, inovou e levou para cidades de Igarapava, Batatais e Cássia um formato que ela chama de “magazine traz para sua cidade, uma loja do ano 2000”. Desde então, a empresa investe muito no digital. “Hoje são 1.100 lojas físicas, mas todas com digital”, reforça a empresária.

Incentivadora do “Não Demita” , que começou como um manifesto e ganhou corpo para se transformar em um movimento que pode ser responsável pela manutenção temporária de 1,5 milhão de empregos, ela também se orgulha de estar admitindo em tempos de pandemia. “A gente admitiu 200 pessoas para o SAC. Estamos admitindo, graças a Deus. Porque sabemos que o desemprego vai ser grande”, comenta Luiza Helena.

Visionária e entusiasta de que a crise vai passar, ela compartilha um conselho com pequenos empresários que neste momento estão com dificuldades para superar a crise. “Os pequenos precisam se formalizar. O simples é a coisa mais barata que tem. Existe uma crença de que não posso pagar imposto, mas aí ela não existe e não tem vantagem nenhuma. Tem que procurar Sebrae, Senai, da sua cidade e se informar”, orienta a empresária.

A rede varejista também é sucesso na bolsa de valores. Em 2020, as ações do Magalu subiram mais de 46%, segundo coluna do broadcast do jornal O Estado de São Paulo. A empresária também comentou este dado, mas em tom de brincadeira, sem querer ficar com a responsabilidade para si, afirmou que “mas eu prefiro não recomendar“.

Outro assunto abordado foi a avaliação no ranking das “Melhores empresas para se trabalhar”. Há 22 anos o Magazine Luiza ocupa posição de destaque.

Um pouco da história do Magazine Luiza e da trajetória de Luiza Helena Trajano estão no link a seguir:

MENTORIA RIBEIRÃO 2020 (29/06/2020)PARTICIPE TAMBÉM PELO WHATSAPP (16) 9 9706-5262ENTREVISTA COM LUIZA HELENA TRAJANO (pres. Conselho do Magazine Luiza e pres. Grupo Mulheres do Brasil)Convidados: Benedito Carlos Maciel (superintendente HCFMRP/USP), Alessandro Maraca (vereador/MDB), Eduardo Younes (superintendente regional médico do Sistema Hapvida), Rodrigo Stabeli (professor e pesquisador titular da Fiocruz), José Fernando Chiavenato (jornalista), Eduardo Schiavoni (editor-chefe do Portal Thathi)

Publicado por Grupo Thathi de Comunicação em Segunda-feira, 29 de junho de 2020

O início:

Abaixo, confira um trecho da entrevista de Luiza Helena Trajano para o programa Mentoria Ribeirão. Ela fala com orgulho sobre a tia que começou o negócio e da neta que atualmente trabalha em uma das lojas como vendedora