Morre o Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e ex-prefeito da Congregação para o Clero

Dom Cláudio tinha 87 anos (completaria 88 anos em 8 de agosto)

Na manhã desta segunda-feira (4), a Arquidiocese de São Paulo informou, em nota, o falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e ex-prefeito da Congregação para o Clero.

Segundo a nota, D. Cláudio morreu em sua residência, na zona sul da cidade. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Aury Afonso Hummes – nome de registro de Dom Cláudio – nasceu em 8 de agosto de 1934, na cidade de Salvador do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Ordenado sacerdote em 1958, foi enviado a Roma, onde obteve o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em 1963.

Em 1998, São João Paulo II o nomeou como Arcebispo de São Paulo, onde permaneceu até 2006, tendo sido feito cardeal pela Papa em 2001.Acompanhou de perto os principais movimentos dos trabalhadores e esteve sempre ao lado dos manifestantes, participando de missas e caminhadas em favor da melhoria das condições de trabalho e luta pelo respeito e dignidade de todos.

O velório e os ritos fúnebres serão realizados na Catedral Metropolitana de São Paulo, com início ainda hoje. O sepultamento ocorrerá na Cripta da Catedral, em dia e horário a ser ainda informado.

Fonte e imagem: O São Paulo/ Arquidiocese de São Paulo

Nenhuma postagem para exibir