Entrega da Maria Fumaça é prorrogada em Ribeirão Preto

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Ribeirão Preto nessa quinta-feira (02)

Maria Fumaça em oficina em Campinas - Foto: Reprodução/EPTV

O retorno da famosa Maria Fumaça foi prorrogada para Janeiro de 2022. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Ribeirão Preto nessa quinta-feira (02).

A locomotiva que fica exposta no centro da cidade, na Praça Francisco Schimidt, está em processo de restauração, na oficina da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária em Campinas, desde Julho de 2020.

A locomotiva é um patrimônio tombado pelo Conselho de Preservação Cultural (Compacc), cujo o custo da reforma é de cerca de R$ 749 mil para os cofres públicos.

Existe também a expectativa de se criar um espaço temático para que as pessoas entendam a verdadeira importância da Maria Fumaça para a história da cidade. “Vamos fazer uma estrutura metálica para fechar e não ter problemas de chuva, vamos fazer um painel, onde conte toda a história, o porquê ela está alí’, complementa. 

“Turistando”

Também está nos planos colocar a Maria Fumaça para funcionar durante um dia. O projeto a longo prazo faria parte de um roteiro turístico na cidade.  

Segundo a administração, depois da reforma, a Locomotiva estará pronta para rodar parte da caldeira e também toda a parte estrutural e de mecânica.   

Histórico

A Maria Fumaça é de origem alemã, foi fabricada em 1912 e serviu para escoar a produção agrícola da região, ao porto de Santos, no início do século 19.  

Devido a inúmeros casos de vandalismo e furtos de peças na praça Francisco Schimidt, anteriormente a reforma, a Maria Fumaça estava em processo de deterioração.

Nenhuma postagem para exibir