Comunicação de Ribeirão Preto em silêncio: morre José Inácio Pizani, presidente do Sistema Clube de Comunicação

Falecimento ocorreu na madrugada desta quarta-feira (4)

Um dos mais conceituados empresários de comunicação do Brasil, faleceu na madrugada desta quarta-feira (4), José Inácio Gennari Pizani, 75 anos, presidente do Sistema Clube de Comunicação.  

Considerado um dos mais atuantes dirigentes do setor, tinha como bandeira a liberdade de imprensa e o fortalecimento da democracia nos meios de comunicação. Fez do Sistema Clube um expoente de qualidade quer no âmbito técnico, quanto no conteúdo.  

Há trinta dias, estava internado no Hospital da Unimed de Ribeirão, em coma, tentando superar um mal súbito sofrido no interior da empresa (possivelmente um AVC). Pelas redes sociais, a família confirmou a informação. “É com muito pesar e tristeza que comunicamos que nosso querido pai, José Inácio Gennari Pizani, faleceu nesta madrugada. Empresário e pai, nos deixa um legado riquíssimo em valores e princípios de perseverança e fé”, diz o documento, assinado pela viúva, Iracema, e pelos filhos, Tiago, Rafael e Filipe.

Amigos, funcionários e autoridades demonstraram pesar e solidariedade à família.  “Entrei no Sistema Clube como um menino e saí um homem. É uma perda irreparável para a comunicação de Ribeirão Preto. Um dia muito triste para todos nós da comunicação”, disse Jairnei Capareli, hoje apresentador no Grupo Thathi de Comunicação e que esteve na Clube por mais de uma década.

O empresário será velado das 9h às 14h desta quarta-feira na Câmara. O corpo será cremado na sequência, em cerimônia restrita a familiares e amigos.

História

José Inácio Pizani foi presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). A instituição divulgou uma nota, assinada pelo atual presidente, Flávio Lara Resende Presidente, sobre o passamento de Pizani na qual louvou a contribuição do empresário para a televisão brasileira.

“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) manifesta profundo pesar pela morte do empresário, radiodifusor e conselheiro da ABERT, José Inácio Gennari Pizani, ocorrida nesta quarta-feira (4), em Ribeirão Preto (SP). Ex-presidente da ABERT, Pizani participou ativamente da construção da nossa entidade e na defesa intransigente da liberdade de imprensa e de expressão, por uma radiodifusão independente, livre e gratuita. Diretor-presidente da TV Clube, de Ribeirão Preto, emissora do Sistema Clube de Comunicação, que cobre mais de 80 municípios paulistas, Pizani teve importante atuação no processo de implantação da TV digital no país, em 2006, ao defender que a televisão aberta do futuro exigiria alta definição e mobilidade. O empresário visionário deixa um rico legado para a radiodifusão brasileira. Neste momento de profunda consternação, a ABERT se solidariza com os familiares, amigos e colegas de José Inácio Pizani”. 

Outro a se manifestar foi o prefeito Antônio Duarte Nogueira (PSDB), que também pulicou uma nota de pesar: “Com tristeza recebi a notícia nessa madrugada da morte do estimado amigo José Pizani. Empreendedor nato e defensor permanente da macrorregião de Ribeirão Preto. Deixa um legado de protagonismo, e notáveis conquistas na área da comunicação. À sua esposa Iracema, filhos e familiares nosso profundo pesar.” 

Nenhuma postagem para exibir