Reserva emergencial é a melhor saída depois da folia; confira dicas

Thauany Barbosa
Thauany Barbosa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero
Imagem Ilustrativa

Ter uma reserva de emergência, segundo diversos estudos sobre economia é a saída para a hora do sufoco. No entanto, poupar não necessariamente está associado a economizar. A reserva, por sua vez, está ligada à ideia de uma alternativa em dinheiro que visa eliminar futuras dívidas/juros. 

Em tom de ironia, o economista  Rinaldo Fusco, entrevistado na Novabrasil Campinas nesta quinta-feira, 22,  afirmou que ‘ontem’ foi o melhor momento para abrir a reserva. Ou seja, quanto mais cedo construir uma base para imprevistos, mais fácil será lidar com situações financeiras inesperadas. 

Abono salarial PIS-Pasep 2024: veja quem tem direito
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Como fazer uma reserva de emergência? 

Embora seja um planejamento fácil, a reserva requer muita disciplina. O primeiro passo, segundo o economista, é listar as despesas fixas, na sequência definir um valor inicial para a reserva. Por último, é escolher onde guardar o valor mensalmente. Por esse motivo, é sempre recomendado analisar a situação do mercado para não acabar perdendo dinheiro para a inflação. 

O que é uma reserva de emergência ? 

A reserva nada mais é do que uma quantia em dinheiro guardada. De acordo com Fusco, em momentos como endividamento e aquisição de um imóvel se faz necessário recorrer ao valor investido mensalmente. 

Quando não usar a reserva de emergência? 

Por se tratar de uma alternativa para imprevistos emergenciais, a reserva, segundo economistas, não deve ser usada em situações de gastos supérfluos, como passeios e viagens. 

O que é necessário saber sobre a reserva ? 

O valor é uma quantia que se deve guardar todos os meses, por isso a importância de uma disciplina. O objetivo é que esse valor possa bancar as despesas por um longo período de tempo caso aconteça uma situação inesperada, como demissão ou queda de salário. Por fim, o importante é a constância concluiu Fusco.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS