USP Ribeirão Preto promove curso de computação para crianças e adolescentes

Iniciativa do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) vai ensinar alunos dos 6º e 7º anos de escolas públicas e particulares a desenvolverem soluções computacionais para problemas tecnológicos e humanos

Foto: Divulgação

Para a chamada geração Z, composta de pessoas nascidas entre 1990 e 2010, trabalhar com as novas tecnologias que surgem é uma tarefa cada vez mais fácil e intuitiva, pois esses jovens já nasceram em um mundo conectado. É pensando em preparar esses talentos naturais para o mercado de trabalho que o Departamento de Computação e Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, abre inscrições, até o dia 15 de janeiro, para o curso Pensamento Computacional.

Voltado para alunos dos 6º e 7º anos, com idade entre 11 e 13 anos, de escolas públicas e particulares da região de Ribeirão Preto, a iniciativa vai ensinar os jovens a trabalharem conceitos computacionais para criar soluções para computadores e seres humanos, além de inventarem um jogo no final do curso. Para isso, serão utilizadas ferramentas criadas na USP, além de outras instituições, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

A iniciativa é uma parceria entre o Departamento de Computação e Matemática e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para promover entre os alunos o pensamento computacional de forma divertida e, assim, motivar futuros talentos na área de computação. As aulas serão ministradas por alunas do departamento, com a supervisão da professora Alessandra Alaniz Macedo, coordenadora do curso.

Em função do novo coronavírus, as aulas serão realizadas de forma remota, por isso, os alunos devem possuir um computador para uso durante as aulas, além de boa conexão com a internet. O curso com 20 vagas e gratuito será realizado duas vezes por semana, de 11 a 29 de janeiro, totalizando cinco aulas. Os interessados podem se inscrever aqui.

.

Nenhuma postagem para exibir