USP lança curso gratuito a distância para ensinar Libras

Por meio de uma plataforma digital, o usuário terá acesso a dezenas de vídeo aulas, material didático e atividades

O grupo de Mídias Digitais da Universidade de São Paulo (USP) criou um site exclusivo com um curso gratuito a distância para quem deseja aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

Continua depois da publicidade

Por meio da plataforma Stoa, o usuário terá acesso a dezenas de vídeo aulas, material didático e atividades, tudo de graça.

Objetivo do curso de Libras

O objetivo da plataforma é oferecer às pessoas não surdas um contato com os conteúdos relacionados à língua de sinais, à educação de surdo e à cultura surda. 

O conteúdo é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

E também para ajudar a incluir os estudantes com deficiência auditiva, o MEC (Ministério da Educação) disponibiliza dois livros gratuitos para ensinar português para alunos surdos.

Ideias para ensinar português para alunos surdos
Ensino de língua portuguesa para surdos

Como acessar o curso de Libras

Os interessados devem acessar a plataforma Stoa, onde é possível assistir online e fazer o download gratuito das aulas de Libras. O portal e-Aulas USP, aberto para todos os públicos, também oferece a disciplina para estudo.