Público 60+ ganha vagas gratuitas em cursos e atividades na USP Ribeirão

Em expansão, o programa USP 60+ oferece 440 vagas em atividades regulares e complementares no primeiro semestre de 2020

Foto: Comunicação Institucional Prceu

A USP abre inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2020 do programa USP 60+. O cadastro pode ser feito a partir de 10 de fevereiro. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos.

Em Ribeirão Preto, são 45 opções de cursos e atividades, com mais de 440 vagas disponíveis. Para consultar a relação das atividades disponíveis para o 1º semestre, clique aqui.

Em sua 52ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza 5643 vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais, um aumento de quase 24% com relação ao segundo semestre de 2019.

Programa 

A partir deste semestre, o nome do programa, antes chamado de USP Aberta à Terceira Idade, foi rebatizado com o intuito de se adequar aos novos entendimentos sobre o tema.

“Com o objetivo de sermos mais inclusivos e diminuirmos os estereótipos que habitualmente vêm associado ao processo de envelhecer, resolvemos adaptar a terminologia para USP 60+. Assim, pessoas que não se consideram velhas ou da terceira idade por acharem que a inclusão neste grupo as caracterizam como dependentes, incapacitadas e improdutivas não teriam mais essa limitação e poderiam usufruir de todas as oportunidades de aprendizagem continuada oferecidas pela USP 60+”, explica o médico Egidio Dórea, coordenador do programa.

Ao mesmo tempo em que disponibiliza vagas e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da USP, o programa se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

“Neste semestre, além dos cursos oferecidos realizaremos encontros para discutir temas ligados ao envelhecimento. A intenção é expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade”, relata Dórea.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Serviço

USP 60+

A relação completa de atividades está disponível no site.

Inscrições para disciplinas regulares | De 10 a 14 de fevereiro de 2020 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada.

Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, portanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail usp60@usp.br.

*Com informações da Comunicação Institucional PRCEU/ Elcio Silva

Nenhuma postagem para exibir