Festa que celebra cultura italiana começa nessa sexta-feira (6) em Ribeirão

14º FESTITALIA resgata e promove a cultura italiana por meio de artesanato, gastronomia, oficinas, música, dança e teatro

14º FESTITALIA acontece neste fim de semana com mais de 30 horas de programação especial. Foto: Divulgação

De 6 a 8 de setembro, Ribeirão Preto se transformará em uma típica cidade Italiana durante o 14º FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto), que acontece no Morro de São Bento, com entrada gratuita. O tradicional evento contará com mais de 30 horas de programação e tem como objetivos resgatar e promover a cultura do país europeu por meio de música, dança, teatro, oficinas, gastronomia e artesanato.

Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o festival se transformou em um encontro muito esperado pelo púbico.

“Recebemos visitantes de Ribeirão e de toda a região. É um momento de reviver os costumes dos imigrantes que se estabeleceram na cidade e nos municípios do entorno. Ao longo de três dias a comunidade terá a oportunidade de apreciar a famosa comida italiana e conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura com as inúmeras atividades desenvolvidas especialmente para a ocasião. Venham contemplar e vivenciar as tradições italianas”, finaliza.

O Gruppo Folk Dante Alighieri animará o público com uma famosa Tarantella, coreografada pela professora Fernanda Sartore Silva. Foto: Divulgação

Primeiro dia

O festival começa às 19h, dessa sexta-feira (6), com a abertura da exposição “Memorial do Imigrante Italiano”, no saguão do Teatro Municipal. Na sequência, acontecerá a solenidade de abertura com homenagem à família Passalacqua, representada por Silvana Passalacqua Moreli.

A noite especial terá show do Coro Memorie d’Italia, com a participação do Maestro Alexandre M. Perticarrari. Em seguida, o Gruppo Folk Dante Alighieri animará o público com uma famosa Tarantella, coreografada pela professora Fernanda Sartore Silva.

O Grupo Cuore d’Italia encerrará a noite com mais música. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar toda a Festa apreciando a culinária europeia e saboreando os mais de 20 pratos oferecidos, todos preparados com carinho e qualidade.

Sábado

No sábado (7), um almoço musical abre o Festival às 12 horas. Na ocasião, a gastronomia estará em harmonia com o som da soprana Rosana Merino e amigos. No mesmo horário, a artista plástica Clara Cauchick comandará uma “Pintura na escadaria”.

Às 13h, a primeira oficina do concurso culinário SuperChef FESTITALIA escolherá o melhor molho confeccionado com um ingrediente apreciado por todos, o “Olio di Oliva”, o conhecido azeite de oliva. A atividade se repete às 15h e às 16h30.

Neste dia ainda terá a palestra “Cidadania Italiana”, com o doutor Marcos Gerace, às 16h, no saguão do Teatro Municipal. Às 16h30, Flávio Merino mostrará o espetáculo “Itália 60” e, em seguida, o Grupo Somos encenará a coreografia da professora Andréia Dilio que animará o público com mais Tarantella.

O Grupo Cuore d’Italia retorna ao palco às 17h30. Às 18h30, o Grupo de Teatro Dante Alighieri apresentará peça “Merica”, escrita e dirigida por Celso Rodrigues. O Gruppo Folk Dante Alighieri retornará às 19h30. A segunda noite será inesquecível com os shows de Sandra Frascá e banda e de Ivan o Italianíssimo.

O Festival oferecerá inúmeras opções de pratos, todos de dar água na boca. Foto: Divulgação

Último dia

O domingo (8) será aberto pela Santa Missa em Italiano, ministrada por Dom Gregório M. Botelho, da Igreja de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto. A celebração terá a participação de um coro formado por Amarildo de Souza, Daniel Castro, João Paulo Cândido e Renato Riu.  

Para o almoço dominical, típico das famílias italianas, se tornar ainda mais completo, o festival oferecerá inúmeras opções de pratos, todos de dar água na boca e que serão acompanhados pelas canções de Rosana Merino e amigos. Uma nova sessão de “Pintura na escadaria”, com Clara Cauchick, irá exalar mais cultura ao evento.

A “Oficina de Máscaras Venezianas” sob a coordenação de Eliton Silva acontece às 15 horas. O doutor Marcos Gerace ministrará mais uma palestra sobre “Cidadania Italiana”, às 16 horas, no saguão do Municipal. O palco FESTITALIA receberá às 17h o artista Carlos Gilberto com o show “Recordar é viver”.

O coral do SINCOVARP estará no evento às 17h45. Às 19h30 ocorrerá a última apresentação da peça “Merica” e, na sequência, entrará em cena o Gruppo Folk Dante Alighieri. Para encerrar a 14ª edição do festival, retornam ao palco Sandra Frascá e Banda e o tenor Ricardo Bombarda.

Serviço
14º FESTITALIA
Data:de 6 a 8 de setembro de 2019
Horário: dia 6 de setembro (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), das 11h às 0h
Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto
Entrada Gratuita