Curso gratuito inscreve meninas da região de Ribeirão Preto para aprender ciências

Projeto de extensão conta com docentes, pesquisadoras e discentes das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e de Ciências Farmacêuticas, ambas da USP em Ribeirão Preto; são 30 vagas preenchidas por sorteio

Projeto prevê oficinas on-line com atividades teóricas e práticas – Foto: Mart Production/Pexels CC

As mulheres representam uma minoria dos pesquisadores do mundo, de acordo com o relatório Women in Science, de 2019, da Unesco. Pensando em mudar esta realidade e promover o acesso à ciência para esse público, docentes, pesquisadoras e discentes das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), ambas de Ribeirão Preto, implementaram o projeto de extensão universitária Pronta pra ser Cientista, voltado a estudantes do 6ºao 9º ano do Ensino Fundamental da cidade e da região. 

O projeto, criado em 2019, é coordenado pela professora Annie Schmaltz Hsiou, do Departamento de Biologia da FFCLRP, e visa a incentivar meninas à carreira acadêmica através de atividades e divulgação de diversas áreas do conhecimento. Além de, segundo a organização, “sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o papel da mulher, contribuindo para a erradicação de estereótipos e papéis de gênero na ciência”. 

São 30 vagas para a terceira edição do projeto, com inscrições até 15 de outubro. As participantes serão selecionadas por meio de um sorteio que será realizado no dia 20 de outubro no Instagram. Nesta edição, serão priorizadas estudantes que não tenham participado das edições anteriores; 15 vagas são destinadas a meninas de escola pública, dez para alunas de escola particular e cinco para meninas pretas, pardas ou indígenas. 

O projeto terá oficinas on-line com atividades teóricas e práticas de cada área oferecida nesta edição e emissão de certificado de participação. Os encontros serão realizados sempre aos sábados, das 9h às 10h30, nos dias 30 de outubro, 6, 13 e 27 de novembro, e 4 de dezembro. E a inscrição pode ser feita aqui

Fonte: Jornal da USP

Nenhuma postagem para exibir