Banco de sangue está com estoque crítico; saiba como doar

Hemocentro opera 16% abaixo do índice ideal; doador tem estacionamento gratuito no Centro

Os estoques do Banco de Sangue Ribeirão Preto estão chegando a níveis críticos, com déficit em 16%. Segundo comunicado do banco, o inverno e considerado um período  preocupante pois naturalmente inibe os usuais doadores. “Por outro lado, é a estação do ano em que aumentam as doenças respiratórias, em que há muitas intercorrências hospitalares, com necessidades de transfusões”, explica a nota da instituição.

Nesse contexto, os estoques estão 16% abaixo do ideal. Segundo Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 50 coletas diárias.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. “Neste momento estamos atingindo uma média de apenas 35 doações. A situação está pior ainda com sangue O+, cujo estoque está 40% abaixo do normal. Por isso, fazemos um apelo para que a população de Ribeirão Preto se solidarize com essa causa e venha doar sangue”, diz Eli Mendes.

Ainda segundo Mendes, o tipo de sangue O+ é o único que pode ser utilizado em bebês de até seis meses, com RH positivo, quando uma transfusão é necessária. Ou seja, todos os recém-nascidos que necessitam de doação, recebem sangue O+ ou O- (este último doador é universal). “Assim, é importante manter os estoques abastecidos deste tipo sanguíneo, assim de todos os outros, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, conclui.

Como doar

Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho. 

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, micropigmentação de sobrancelha, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Serviço:

Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895
Telefone: (16) 3610-1515
Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.