Banco de sangue de Ribeirão Preto precisa de doações

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos

O banco de sangue de Ribeirão Preto está ficando sem estoque para todos os tipos sanguíneos. Perto do carnaval, período de maior demanda, as doações chegam a cair para 50%.

Para Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão, é necessário ter no mínimo 50 doações diárias para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade. “Essa é a condição ideal para realizarmos cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês, atendendo a cinco hospitais da cidade”, afirmou.

A pior situação é do sangue tipo O+. O estoque está 40% abaixo do padrão. Esse é o único tipo de sangue que pode ser doado para um recém nascido de até 6 meses quando uma transfusão é necessária.

Para doar, o interessado precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário jejum, porém, é preciso esperar três horas para doação após ingerir alimentos gordurosos.

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antecedentes à doação, e em caso de tatuagem, micropigmentação e piercing com aplicação recente, é necessário esperar um período de 12 meses após o procedimento e em caso de endoscopia, é necessário esperar seis meses.

Menores de idade precisam de autorização e o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Serviço

Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895
Telefone: (16) 3610-1515
Horário de funcionamento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados)

*Aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.