Aulas presenciais na rede municipal voltam no dia 20 de setembro

Prioridade é acolher os alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação de jovens e adultos e todos os funcionários

Imagem ilustrativsa de uma sala de aula Foto: Agência Brasil

A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto anunciou nesta sexta-feira (10), o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino para o dia 20 de setembro, com 50% dos alunos, cumprindo todos os protocolos sanitários correspondentes e obrigatórios com relação à Covid-19.

A medida ocorre após a vacinação integral dos profissionais da educação e vistoria das unidades de ensino e do transporte escolar, cumprindo todos os requesitos previstos na Ação Civil Coletiva movida pelo Sindicato dos Servidores Municipais. “Hoje demos boas notícias para a educação. As aulas na rede municipal retornam dia 20 de setembro, após aval dos infectologistas, vacinação contra a Covid-19 de todos os profissionais e seguindo todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, para segurança de todos”, informou o prefeito Duarte Nogueira.

De acordo com a pasta, todas 134 unidades escolares já foram vistoriadas e laudadas por três médicos infectologistas contratados pela Secretaria da Educação.  Além das vistorias nas escolas, os médicos também vistoriaram o transporte escolar, atestando o uso, de acordo com protocolos estabelecidos. “Um dos quesitos para a retomada presencial era a vacinação integral dos profissionais da educação de toda a rede municipal, que foi finalizada na última quarta-feira, dia 8 de setembro”, pontuou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

Ainda de acordo com o secretário, tendo em vista que o retorno às atividades presenciais demanda um processo de readaptação à rotina escolar e pedagógica, é fundamental que haja destaque ao acolhimento, tanto de professores e funcionários quanto dos estudantes. “Neste retorno, haverá o processo de acolhimento às famílias e aos estudantes, juntamente com orientações quanto às novas regras de convivência e protocolos a serem cumpridos”.

Retorno

Os alunos do ensino fundamental serão divididos em dois grupos (A e B, em atendimento presencial com até 50% da capacidade) e os da educação infantil retornarão, excepcionalmente, com 50% da turma, em horário reduzido. A organização da escala de frequência dos grupos será realizada por cada unidade escolar, em ordem alfabética, levando em consideração estudantes de mesmo convívio social e a organização de transporte fretado.

A identificação de cada aluno será realizada por crachás, que diferenciarão as turmas de acordo com a letra correspondente ao respectivo dia de atividade presencial. Esses crachás serão entregues antecipadamente às famílias.

“A Secretaria Municipal da Educação entende que necessitará de ações de curto, médio e longo prazo para recuperar as perdas e prejuízos na aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e o aumento da carga horária, com a implantação da 6ª aula para 2022, será uma realidade”, disse a pasta.

Ensino remoto

Os educandos com comorbidades poderão ser atendidos integralmente por meios remotos, assim como os alunos cujas famílias optarem pelo atendimento exclusivamente remoto. Esses estudantes deverão retirar roteiros de estudo ou outros materiais definidos pela escola semanalmente, realizando a entrega das atividades propostas sempre no momento da retirada das novas atividades.

Para isso, os responsáveis dos estudantes que optarem pela continuidade do estudo exclusivamente remoto deverão comparecer à unidade escolar para assinatura de Termo de Opção.

Serviço

Alimentação – A alimentação escolar retornará, exclusivamente, nas unidades escolares.

Transporte Escolar – O transporte escolar fretado pela Secretaria trabalhará com a capacidade de 50% somente.

Protocolos Sanitários –
Medidas de Proteção, Preservação do distanciamento social;
Utilização de EPIs;
Higiene pessoal;
Sanitização de ambientes e materiais;
Comunicação;
Monitoramento e
Local reservado para isolamento de casos suspeitos.

Nenhuma postagem para exibir