Assistência Social prepara protocolo de atendimento em dias frios para pessoas em situação de rua

Com a queda na temperatura prevista para esta semana, Semas deve acionar medidas emergenciais de acolhimento

0

Ribeirão Preto vai enfrentar uma pequena frente fria até o final da semana, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para atender a demanda, a Secretaria de Assistência Social, através de seus equipamentos, deve acionar o protocolo de baixas temperaturas, que acolhe para pernoite, em caráter emergencial, nas três unidades de acolhimento.  Durante os dias frios, todos que procurarem os serviços ou forem encaminhados pelo SEAS – Serviço de Atendimento Especializado em Abordagem Social serão acolhidos.

A primeira medida é a conscientização através da abordagem para as pessoas em situação de rua, explicando a importância de aceitarem o acolhimento e os riscos que correm durante o frio mais intenso.

Durante o protocolo de dias frios, toda e qualquer pessoa que busque ajuda será atendida. A Semas tem hoje, no Complexo CETREM, três Casas de Passagem para acolhimento feminino e masculino em sistema de pernoite, uma casa de longa permanência (Casa de Acolhida) e uma república.

No Complexo CETREM será oferecido o jantar, o pernoite e o café da manhã do dia seguinte. Quem for utilizar o serviço, independente do horário de chegada, poderá ficar até às 8h.

Para as pessoas em situação de rua que negarem ir para o acolhimento serão oferecidos cobertores.

A Semas também já articulou com a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e Secretária Municipal de Saúde para que, caso haja demanda específica, as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas corretamente.

Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial, explica como será feito esse trabalho. “A equipe do Departamento de Proteção Social, bem como a rede de atendimento à pessoa em situação de rua, está unindo forças para garantir acolhida e proteção a essas pessoas, propiciando que eles conheçam os nossos serviços e equipes na tentativa de garantir o seu acompanhamento longitudinal”.

“Até a chegada do inverno, acreditamos que ocorrência de pequenas frentes frias serão constantes, por isso vamos manter o protocolo de dias frios e quando for necessário, acionaremos novamente o protocolo emergencial com ampliação de vagas, intensificação da abordagem, parceria com organizações para alimentação, como fizemos ano passado.”, conclui Renata Corrêa, secretaria de Assistência Social.

O Centro POP funcionará normalmente com atendimento a pessoas em situação de rua, onde poderão passar o dia, das 8h às 17h, na Av. Capitão Salomão, 324.

Serviço:

FAS – Fale Assistência Social

Telefones: 161, 0800 77 30161, 3610 0687 (whatsapp)