As vantagens de investir em imóveis

Nicho pode trazer bons retornos das aplicações

Mercado imobiliário é opção para quem quer investir - Foto: Divulgação

Sempre tem quem esteja à procura de casas à venda em Ribeirão Preto. Afinal, a moradia é uma das necessidades básicas de qualquer pessoa. Contudo, a aquisição de imóveis nem sempre é voltada para compra de imóveis para uso próprio, ou seja, para morar ou abrir um negócio. De fato, muitas pessoas apostam nos imóveis como uma forma de investimento.

Com a economia brasileira se recuperando, o mercado imobiliário no país como um todo tem demonstrado sinais palpáveis de retomada, evidenciado um expressivo aquecimento. Diante disso, investir nesse segmento é uma ideia interessante.

Entretanto, investir em imóveis exige disposição, busca de oportunidades interessantes e disponibilidade de tempo para concretizar as negociações. Mas também abre um leque interessante de vantagens.

Um dos benefícios significativos que você pode obter ao investir em apartamentos em Ribeirão Preto é o total apoio financeiro. Quando você investe seu dinheiro em imóveis, isso permite que você aproveite as recompensas financeiras que isso pode propiciar.

“Ao investir em uma propriedade, uma questão importante é a segurança. Também pode haver uma chance de que o valor do imóvel aumente, o que pode trazer lucros interessantes com nenhum risco”, informa o economista Guilherme Ventura.

Renda com aluguel

O principal benefício do investimento em imóveis é que há uma oportunidade para você obter um fluxo de caixa estável, transformando a propriedade, que oferece toda segurança, em uma fonte estável de renda. Trata-se do aluguel, que pode render, em alguns casos, até 1% do valor do imóvel de retorno por mês ao proprietário.

Investir em imóveis é uma maneira segura de obter uma renda estável e há menos chances de perder seu dinheiro.

“O inquilino tem que pagar para morar naquela propriedade que você já comprou. Como fruto desse processo, ele dá a chance para que você obtenha um volume estável de dinheiro, o que o auxiliará enormemente a bancar os seus gastos. O investimento imobiliário é uma fonte legítima de sua renda regular. É uma das formas mais fáceis de arcar com as despesas”, informa Ventura.

Baixo risco

Investir seu dinheiro em imóveis é uma das maneiras de investir dinheiro de baixo risco. É porque comprar um imóvel com um imóvel é altamente seguro. Ele propicia uma forma válida e segura de investir dinheiro sem tanto perigo de perdê-lo.

É exatamente isso que levou o vendedor Ailton Graça Caluz, 35, a optar por imóveis. “Nos investimentos financeiros, por exemplo, existe a chance de perder o dinheiro rapidamente, por conta das altas e baixas mas, com os imóveis, isso se torna praticamente impossível. É um investimento de baixo risco. É como uma espécie de lastro”, conta.

Outro fator é a estabilidade. Como muitas pessoas e até instituições financeiras consideram o investimento em imóveis mais estável do que em ações, o financiamento para esse tipo de investimento é mais fácil.

“É por isso que os bancos geralmente estão mais dispostos a emprestar dinheiro para você investir em propriedades do que em ações. Ações e dinheiro depositado são mais líquidos. Isso significa que você pode sacar o dinheiro muito mais rápido. Mas quando você está investindo em uma propriedade, não é tão líquido e é um processo mais lento para sacar seu dinheiro. O benefício é que normalmente o mercado não flutua tão fortemente quanto o mercado de ações”, explica o também economista José Pimentel.

Com o mercado imobiliário aquecido, o valor da propriedade pode aumentar, o que pode gerar aumento de patrimônio. Muitos investidores fizeram fortuna com ganhos de capital e crescimento. “Eles geralmente usam uma estratégia de “comprar e manter”. Geralmente, as propriedades tendem a dobrar de preço a cada sete a dez anos. Então, eles compram a propriedade e a mantêm. Então, sua riqueza aumenta à medida que o valor da propriedade aumenta com o tempo”, salienta Pimentel.

Mais tempo livre

Por fim, cumpre ressaltar que a receita passiva, gerada através de alugueis, pode ser um aspecto diferencial na qualidade de vida dos investidores.

O fluxo de caixa, que é o valor restante depois que todas as contas foram pagas, permite que o investidor dedique tempo fazendo outras coisas, como construir um negócio ou reinvestir em mais imóveis.

“Além de gerar receita com aluguéis, os investidores podem potencialmente ganhar com a valorização do próprio imóvel. Nos últimos 60 anos, o setor imobiliário gerou uma rentabilidade anual em torno de 2,4%”, conta o economista.

Nenhuma postagem para exibir