APAE Ribeirão prepara atrações para semana nacional da pessoa com deficiência

Campanha acontece entre 21 e 28 de agosto na sede da entidade

Entre eventos terá palestras, oficinas voltadas para conscientização da deficiência. Foto: Divulgação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ribeirão Preto (APAE RP) realiza, entre 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema da ação, que acontecerá em todo Brasil, é “Família e Pessoa com deficiência, protagonista na implementação das políticas públicas”.

O evento tem como objetivo transmitir para os diversos setores da sociedade a mensagem de que todos podem promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Giovana de Lazzari Budis, coordenadora de saúde da APAE RP, disse que a semana é uma oportunidade para falar sobre medidas simples que podem prevenir deficiências. Segundo ela, promover uma programação voltada à conscientização da comunidade e em especial aos pais é muito gratificante.

“É imprescindível que a família entenda seus direitos para assumir o compromisso de lutar pelo avanço das políticas públicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, conta a coordenadora. 

Programação

Em 21 de agosto, às 9h, haverá uma cerimônia de abertura com atividades de integração e exposição de trabalhos. Já às 13h30, a psiquiatra Pricila Brum ministrará a palestra “Uso do Álcool na Gestação e os Impactos no Recém – Nascido”.

Na quinta-feira (22), às 8h30, a publicitária e fundadora da Associação Síndrome do Amor, Marília Castelo Branco, falará sobre a carência de informações de qualidade sobre a Síndrome de Edwards, na palestra “Educação do Olhar”. Às 9h30, acontece a atividade de “Autocuidado para as famílias” e as palestras “Prevenção das Deficiências”, com Cátia da Costa Guimarães, e “Prevenção do AVC”, ministrada por Lucas Soiti Maeda, às 13h30 e às 14h30, respectivamente.

Para conscientizar os motoristas a não desrespeitarem as vagas reservadas para deficientes, a instituição promove, na sexta-feira (23), um manifesto no qual serão colocadas cadeiras de rodas nas vagas da avenida 9 de Julho (entre as ruas Floriano Peixoto e Marechal Deodoro), entre às 8h30 e 10h. Toda ação será acompanhada por agentes de fiscalização.

No mesmo dia, às 13h30, a equipe da educação da APAE RP realiza a palestra “Rotina e Previsibilidade: Preventivos na Alteração do Comportamento”, na sala de audiovisual da instituição.

Já em 26 de agosto, das 8h às 11h, e no dia 28, das 13h às 16h, a equipe de reabilitação do CER II APAE Ribeirão Preto promove a “Oficina do Brincar: Breves orientações das áreas (Fono, Fisio e TO)”, e a “Confecção de Brinquedos de Baixo Custo”.

Na segunda-feira (26), às 13h30, na sala de audiovisual da APAE RP, a assistente social Renata Romanholi Eik Cremonez, debaterá sobre o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”. O assunto também será abordado em 28 de agosto, às 8h30.

Nenhuma postagem para exibir