VÍDEO |“Quem está contra a hidroxicloroquina está fazendo um crime de omissão”, diz o médico Anthony Wong

Segundo Dr Wong, este é o único tratamento que funciona nos primeiros dias. Ele ainda rebate quem alega que não há comprovação científica para o uso, afirma que isolamento foi implantado na hora errada e defende abertura do comércio

Anthony Wong é diretor médico do CEATOX do Hospital das Clínicas da FMUSP, médico pediatra e toxicologista e assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de Segurança de Medicamentos. Em entrevista concedida ontem (27) ao programa Mentoria Ribeirão, o médico Anthony Wong afirmou que a política de isolamento social foi indicada no momento errado da doença. Já que o coronavírus é uma doença respiratória, ele acredita que as medidas foram instaladas na estação errada. “Continuo firme na minha definição de que o Brasil e principalmente os governadores e municípios fecharam o Brasil antes do tempo. Você nunca fecha um país na época do verão porque isto você deixa para a época em que realmente acontece essa disseminação que é a época do inverno”, afirma o médico.

Ele diz que o momento certo para fazer o isolamento e implantar medidas mais severas de quarentena, tipo o fechamento do comércio, seria agora. Mas como esta medida foi implantada muito cedo, não adianta querer impor o isolamento neste momento. “Nós estamos confinados há 150, 170 dias. O corpo não aguenta, a cabeça não aguenta, o bolso não aguenta, a saúde mental não aguenta”. Ele ainda afirma que por isto é favorável a “abrir tudo”. “Abre o comércio porque tem mais gente morrendo de falta de comida, falta do que fazer, de depressão e de outras doenças não tratadas do que de Covid-19”, afirma Wong.

A mesma posição tem Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), que afirma que o comércio poderia ser reaberto com regras. “Nós estamos fechados há 75 dias, quase que direto, e o índice vem aumentando. Por que não deixamos o comércio aberto com regras?”, questiona o presidente da ACIRP. Segundo Balbino, a culpa do aumento de casos de Covid-19 não é do comércio e ele faz duras críticas à administração municipal e em especial ao prefeito Duarte Nogueira. “Acontece que eles precisam achar um vilão. A ineficiência, a falta de atitude do poder público, tem que arrumar um vilão. A prefeitura resolveu colocar a culpa na população e no comércio”, desabafa.

O posicionamento de Dorival Balbino e Anthony Wong também são parecidos em relação ao tratamento da pandemia.

Defensor do uso da hidroxicloroquina e da azitromicina, o médico defende que Estados e municípios façam o uso desta medicação na fase inicial da doença. “Se o paciente passar de 10,15 dias, ele já passou da fase de usar, aí tem que usar outro tipo de remédio. Hidroxicloroquina e azitromicina funcionam bem na fase inicial, para não complicar o quadro, a evolução do paciente”, explica Anthony Wong. Ele afirma que já tratou , com sucesso, 80 pacientes com esta combinação e ainda faz acusações mais graves aos profissionais de saúde que são contrários à prescrição destes medicamentos. “Quem está contra a hidroxicloroquina está fazendo um crime de omissão porque é o único tratamento hoje em dia que funciona nos primeiros 7 dias. Ou eles preferem que o paciente fique tão grave ou tem que entrar na UTI e ficar no respirador?”, questiona.

Na mesma linha, Dorival Balbino também responsabilidade autoridades pelo não uso destas medicações. “Quem tomou hidroxicloroquina, sulfato de zinco, ivermectina e azitromicina, na fase 1, não precisou de internação. Então, por que a prefeitura fica radicalmente contra? “, indaga Balbino. Ele ainda faz outras acusações. “Estamos conversando com o promotor público para ver os caminhos que podemos tomar. Eu acho que o prefeito e o secretário de saúde têm que ser responsáveis por estes números de mortes que estão acontecendo em Ribeirão. Se nós temos um número de remédios que podem melhorar o número de mortes e internações, a prefeitura tinha que estar usando”, afirma.

Pelo último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Ribeirão Preto tem 12.451 casos confirmados de Covid-19 e 336 mortes.

Em defesa da hidrocloroquina

Confira abaixo, um trecho da entrevista de Anthony Wong para Chaim Zaher. O médico afirma que há comprovação científica do uso da hidroxicloroquina e reforça que o uso deve ser feito no início do tratamento.

Entrevistas na íntegra

O médico Anthony Wong e o presidente Dorival Balbino participaram da programação do Grupo Thathi durante o dia de ontem (27). Wong falou ao vivo ao Programa Mentoria Ribeirão 2020. Já Balbino falou ao Programa Thathi Repórter. As entrevistas podem ser conferidas no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/grupothathi

Crescimento da Covid-19 em Ribeirão Preto.

Acompanhe nos gráficos abaixo o avanço da pandemia da cidade.

Nenhuma postagem para exibir