A Unidade de Pronto-atendimento da avenida Treze de Maio – UPA 24h, em Ribeirão Preto, é uma das 50 unidades do país e 25 do estado de São Paulo a serem qualificadas pelo método Lean, pelo Ministério da Saúde, para o atendimento de pacientes com Covid-19.
A metodologia Lean busca tornar o atendimento mais ágil e qualificado nos serviços de emergência, melhorando o fluxo do cuidado com o paciente, além de organizar a rede de assistência para suporte aos hospitais próximos.
As 50 unidades estão distribuídas nos estados do Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão e São Paulo. O projeto é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e teve início em 31 de março.
Essas primeiras UPAs 24h foram escolhidas a partir da situação epidemiológica dos estados, além de alguns critérios essenciais de elegibilidade como a estrutura, governança institucional e características da emergência com a prioridade estratégica. O período de implantação do projeto será de seis meses, com visitas técnicas em cada uma das 50 UPAs, e mais seis meses de monitoramento dos resultados alcançados.
No dia 1º de abril, a Secretaria Municipal da Saúde já havia instalado o Polo Novo Coronavírus em frente à UPA da Treze de Maio. O local conta com a estrutura de uma tenda refrigerada e equipamentos de saúde, oferecendo atendimento médico adulto e pediátrico 24h, destinado exclusivamente à triagem de pacientes com sintomas da doença, como queixas respiratórias e febre.
Outras medidas efetivas de combate à Covid-19 também já foram adotadas pela Prefeitura de Ribeirão Preto, como abertura de processo seletivo para contratação de médicos em caráter emergencial, aquisição de equipamentos e insumos, além de investimento para ampliação da testagem da doença.