Supera Parque atinge meta da 1ª fase e negocia continuidade da parceria para manter os testes de Covid-19 em Ribeirão

Projeto SUPERA-AÇÃO COVID-19 deve atingir a meta de 5 mil exames ainda nesta semana e continuidade dos testes vai depender da renovação da parceria com a prefeitura

0

Intensificar a capacidade de testagem para Covid-19 é uma das medidas mais eficazes para conter a propagação do vírus. Com esta intenção, um grupo de empreendedores, ligados ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, começou uma campanha no início da pandemia para realizar testes na cidade e então garantir que uma parcela maior da população tivesse acesso aos testes e com mais agilidade nos resultados. A meta inicial do projeto era realizar 5 mil exames e o objetivo deve ser alcançado ainda nesta semana, provavelmente até a próxima quinta (04), segundo Marcos Santos, doutor em Genética e Biologia Molecular, CEO da startup ONKOS Diagnósticos Moleculares e coordenador da frente técnica do projeto SUPERA-AÇÃO COVID-19.

Com a parceria em andamento, a capacidade de testagem em Ribeirão Preto vem sido ampliada constantemente. Em 18 de abril, quando os testes tiveram início, a equipe de cerca de 100 voluntários, recebia 120 amostras da Secretaria da Saúde para fazer a testagem. Há mais ou menos duas semanas, a demanda cresceu e atualmente há cerca de 800 testes na fila, mesmo com a equipe trabalhando em um turno extra.

“De duas semanas pra cá, a gente começou a receber um volume monstruoso de amostras e mesmo com capacidade de 120 testes por dia, a gente estava recebendo 200, 250 até 300 amostras. Então a gente abriu um turno noturno também e mesmo assim hoje temos uma demanda de cerca de 800 testes na fila, o que acaba gerando um atraso na entrega. Em situação normal, o resultado saia em mais ou menos 48 horas e hoje ele tem saído em 72, 96 horas, muito por conta desta fila que acabou gerando devido a forte demanda”.

O Projeto SUPERA-AÇÃO COVID-19 colaborou com os testes e com a divulgação dos números da pandemia em Ribeirão Preto. Mas para o trabalho ter continuidade é preciso renovar a parceria com a prefeitura.

No vídeo abaixo, Marcos Santos, coordenador da frente técnica do projeto SUPERA-AÇÃO COVID-19, explica que está em negociação com a prefeitura para definição de repasse de verba e ressalta que a colaboração da sociedade civil continua sendo fundamental para o projeto.

Acesse: www.superacaocovid19.com

A reportagem do Grupo Thathi questionou a prefeitura sobre a continuidade do projeto, mas a prefeitura não se manifestou até a publicação da matéria. Assim que houver resposta, o texto será atualizado.