Ribeirão Preto terá mais 800 testes diários para a covid-19

Cidade poderá zerar a fila de espera e ter melhor informação sobre o número de casos e controle da doença

0
A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou na manhã desta quinta-feira (28) novas regras para eventos - foto: Alexandre de Azevedo

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 24, com o apoio da Fundação Fiocruz, a ampliação de 800 testes para a covid-19 por dia, a partir da próxima semana. Os testes serão feitos numa parceria da Prefeitura, Secretaria Municipal da Saúde, Supera Parque e a Fiocruz.

“Vamos receber um equipamento robotizado que vai permitir a execução de até 800 exames por dia. Com isso poderemos zerar a fila de espera e aumentar ainda mais a nossa capacidade de testagem e de controle da doença, além de aperfeiçoar as estratégias de combate ao vírus”, afirmou o prefeito.

Ribeirão Preto registra 3.981 casos confirmados de covid-19, com 121 mortes. A adesão ao isolamento social na cidade, na terça-feira, 24, foi de 45%. O índice de letalidade está em 3%, metade do registrado na cidade de São Paulo, e tem 17,2 mortes para cada 100 mil habitantes. No estado de São Paulo este número chega a 28,46 por 100 mil e na capital paulista a 53,73 por mil.

Ele informou que o governo estadual definiu nesta quarta-feira a volta às aulas na rede pública, a partir de setembro, em três fases, para que não ocorram aglomerações. Voltarão inicialmente 35% dos alunos, numa segunda fase 70% e, finalmente, 100%. Mas para a volta, a cidade deverá estar na fase amarela, a número 3 do Plano São Paulo. Em Ribeirão Preto, um comitê discute as formas em que o reinício das aulas se dará.

Duarte Nogueira comentou que durante a reunião do Conselho Municipalista, que reúne secretários de Estado e 17 prefeitos das regiões do Estado, ele reivindicou que o Hospital das Clínicas receba mais apoio para a contratação de recursos humanos, medida que possibilitará ampliar o número de leitos.

“Também reiterei o pedido de inclusão de salões de barbeiro e de beleza, de estabelecimentos de estética etc. sejam incluídos na fase laranja, a fase 2 do Plano, para que estes profissionais possam voltar mais rápido às atividades”, afirmou o prefeito. Atualmente estas atividades estão na fase 3, amarela.

Outros pedidos foram para a ampliação do horário do comércio, quando da retomada das atividades, em uma hora, passando para cinco, e ainda a inclusão de parques na fase laranja.