Ribeirão confirma mais dois casos e chega a oito positivos para coronavírus

Mais dois casos foram confirmados na cidade; prefeitura deve anunciar estado de calamidade

Foto: Rahel Patrasso/Reuters

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou, nesta segunda-feira (23), mais dois caso de covid-19 na cidade. No total, são oito casos confirmados na cidade, dos quais cinco continuam aguardando contraprova.

Segundo informações do Boletim Epidemiológico, até o momento, são 187 casos notificados, 162 estão sendo investigados e 17 casos foram descartados. A partir desta segunda-feira (23), Hospital das Clínicas estará credenciado para fazer os exames.

No sábado (21), a prefeitura havia confirmado cinco casos de coronavírus. Sendo um foi confirmado em laboratório credenciado de Brasília, outro pelo Hospital das Clínicas e os outros três em hospitais particulares, que aguardavam as contraprovas.

Calamidade

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) deve decretar, nesta segunda-feira, estado de calamidade pública. A expectativa é que as orientações do Governo do Estado, divulgadas no domingo (22), constem no documento, que deve ser ainda mais restritivo.

As normas divulgadas pelo governador João Dória determinam o fechamento do comércio, sendo que apenas alguns setores, considerados essenciais, devem funcionar na cidade. 

Casos suspeitos

Sobre o acompanhamento dos casos suspeitos, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, explicou que o monitoramento é diário.

“Estamos acompanhando via telefone, com ligações diárias, questionamentos e monitoramento constante sobre o estado clínico e outras informações sobre o estado desses pacientes. Quando necessário, fazemos visita domiciliar, como já foi feito em um caso, com todo cuidado, mas tem transcorrido de maneira tranquila” informou.