Quem deve tomar a vacina contra o sarampo? Saiba agora.

Calendário de vacinação causou dúvidas; confirma quem deve ser imunizado e os locais de imunização

Campanha contra sarampo irá vacinar bebês - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo? No momento em que Ribeirão Preto registra o segundo caso da doença e anuncia uma campanha para imunizar a população, essa foi a pergunta mais feita na manhã de hoje nas unidades da cidade. Nas redes sociais, centenas de pessoas declararam não saber quais os critérios para procurarem as salas de vacina. Por isso, o portal do Grupo Thathi ouviu novamente a Secretaria de Saúde e colocou fim a esse mistério.

Devem procurar as salas de vacinação as pessoas que se enquadram em algumas condições, segundo a Secretaria de Saúde. “O sarampo tem a vacina como principal forma de prevenção. Por isso, é essencial olhar a carteira de vacinação e ver se tudo está em dia”, conta Luzia Márcia Romangholli Passos, diretora de vigilância em saúde e planejamento da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto.

Segundo ela, um dos públicos para a imunização são os bebês com idades entre seis e 11 meses que ainda não foram vacinados contra o sarampo.

“A partir de segunda-feira, por Ribeirão já ter casos confirmados de sarampo, e da informação que os bebês estão tendo uma grande incidência de casos de sarampo, haverá uma vacinação para crianças de seis a 11 meses. Então as mães devem procurar as salas de vacina para fazer essa dose extra”, conta Luzia.

Mais velhos

Já as pessoas com idades entre um ano e 29 anos devem olhar a carteira de vacinação e verificar quantas doses da vacina já tomou. “Nessa faixa etária, quem não tiver duas doses registradas na carteira de vacinação deve procurar o posto de saúde e tomar a vacina. Quem tiver as duas doses está seguro, não precisa tomar”, disse Luzia.

Para pessoas com idade acima de 29 anos, só precisam tomar a vacina aqueles que não tenham registro de nenhuma dose. “Quem tem uma dose na carteira, nessa faixa etária, está seguro”, disse Luzia.

Onde vacinar

Em Ribeirão Preto, são 36 salas de vacinação. Confira os locais aqui. Vale ressaltar que o cronograma de vacinação não altera as vacinas que já estão no calendário de vacinação normal da cidade.

 “As crianças residentes em Ribeirão Preto com idade entre 6 e 11 meses deverão receber uma dose da vacina tríplice viral. Independentemente dessa dose, a vacinação com tríplice viral aos 12 meses e de tetra viral aos 15 meses deverão ser realizadas normalmente, desde que respeitados um intervalo de 30 dias entre as doses”, disse a Secretaria da Saúde de Ribeirão, em nota.