Primeiro ciclo de vacinação do Projeto Serrana imuniza mais de 97% dos voluntários

Dos 28.380 voluntários da pesquisa clínica, 27.619 foram imunizados

Foto: Agência Brasil

Neste domingo (14), foi finalizada a aplicação da primeira dose da vacina do Butantan na população adulta da cidade de Serrana. No total, 97,3% dos inscritos no estudo clínico foram vacinados. O Grupo Azul, último a ser imunizado, teve 100% de adesão dos participantes. Foram 8.329 moradores no total do grupo. As outras áreas, verde, amarela e cinza, tiveram, respectivamente,95,6%, 96,4% e 95,7% de participação.

Dos 28.380 voluntários da pesquisa clínica, 27.619 foram imunizados. A diferença entre os habitantes cadastrados e os vacinados pode corresponder a populações que não puderam participar do estudo, como gestantes, lactantes e pacientes com comorbidades, ou incluir moradores que não puderam comparecer às escolas no período determinado.

Segundo Natasha Nicos Ferreira, médica infectologista e uma das pesquisadoras do Projeto S, a adesão alcançou excelentes resultados. “Para a imunidade coletiva, precisamos de um alto percentual de pessoas vacinadas. No caso da Covid-19, ninguém sabe exatamente qual é. Para algumas doenças, ter 60% das pessoas imunizadas é suficiente. Para outras precisa de 80 ou 90%”.

“Vamos observar com o passar do tempo, mas, muito provavelmente, mais de 80% da população vacinada será suficiente para atingir a imunidade coletiva e controlar a pandemia no município”, completa a médica.

Na quarta-feira desta semana (17), inicia o segundo ciclo da pesquisa, com a aplicação da segunda dose da CoronaVac, seguindo a mesma ordem definida em sorteio para o ciclo anterior: grupos verde, amarelo, cinza e azul. A vacinação da área verde vai até domingo (21). Os horários permanecem os mesmos: das 14h às 20h30 de quarta a sexta, e das 8h às 15h30 no sábado e no domingo.

É importante lembrar que os voluntários devem se vacinar na mesma escola em que receberam a primeira dose do imunizante. São oito pontos de vacinação: as EEs Jardim das Rosas, Neuza Maria do Bem e Deputado José Costa, e as EMEFs Professora Maria Celina Walter de Assis, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Edesio Monteiro de Oliveira, Jardim Pedro I e Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França.

Nenhuma postagem para exibir