Pneumologista afirma preocupação em aumento de contágio da Covid-19 durante inverno

Pode ser reduzido se continuarmos com o uso de máscaras e isolamento social

Imagem: Freepik

Com a chegada do inverno no último sábado (20), a preocupação com a proliferação e propagação da Covid-19 aumenta.

Carlos Tolloti, pneumologista em Ribeirão Preto, relatou, durante uma entrevista no programa Hora da Verdade, que essa época do ano é propícia à uma maior transmissão de doenças respiratórias.

“É comum as viroses, o tempo seco propícia isso. O inverno faz com o que as pessoas fiquem em locais fechados e então é propagado com maior facilidade. Com o coronavírus, que é altamente contagioso, isso aumenta muito, o isolamento social e uso das máscaras protege, mas precisa realmente ser feito para que diminua o contágio da doença.”

De acordo com Tolloti, o número de casos da Covid-19 pode aumentar durante o inverno, mas, ao mesmo tempo, as outras viroses praticamente não vão acontecer neste ano.

“A umidade baixa do ar facilita a propagação do vírus, então quando você tosse e está sem máscara, ele fica mais tempo suspenso e aumenta o contágio. Com o coronavírus é maior por ser mais contagioso. Mas pode ser reduzido se continuarmos com o uso de máscaras. Então as outras viroses praticamente não vão acontecer esse ano devido a isso, vai diminuir bastante.”

Assista abaixo a entrevista completa.

Casos

No último sábado (20) o Boletim Epidemiológico notificou 104 novos doentes diagnosticados com covid-19. O número total de casos na cidade 3.412 desde o início da pandemia. Outros 5.837 casos foram negados e houve 94 óbitos na cidade.

Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave, novos dois casos foram notificados em 24 horas, totalizando agora então 421 casos positivos da doença. O número de suspeitos é de 1.273.

Nenhuma postagem para exibir