PIC realiza ação solidária para arrecadação de alimentos

No sistema drive-thru, as secretarias de Esportes, Cultura e Assistência Social trabalham para ajudar entidades assistenciais que cuidam de idosos

foto: Divulgação

O Teatro Municipal de Ribeirão Preto recebe neste sábado, dia 16 de maio, no período das 9h às 16h, no sistema drive-thru, uma ação solidária realizada pelos integrantes do Programa de Integração Comunitária (PIC), da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto, e pelo Conselho Municipal do Idoso, com o objetivo de ajudar as entidades assistenciais que cuidam de idosos no município.

Para atender da melhor forma possível as pessoas que forem doar, será montada uma tenda em frente ao Teatro Municipal de Ribeirão Preto, onde os doadores estacionarão o carro e os integrantes do PIC recolherão os alimentos doados.

Para evitar aglomerações e garantir o cumprimento das medidas de segurança orientadas pelos órgãos de saúde, as doações serão feitas no formato de drive-thru, de forma que a população não precise sair dos veículos para doar os alimentos.

Os participantes irão receber todas as orientações de saúde preventiva e de segurança para realizar o trabalho de recolhimento dos alimentos, como a utilização de máscaras, higienização constante das mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social.

“Nesse momento de pandemia, as arrecadações caem muito. Por isso, resolvemos fazer essa campanha para ajudar as entidades que cuidam de idosos, já que o PIC sempre promove este tipo de ação durante o ano e essas entidades estão necessitando tanto dessas doações neste momento”, explicou Paulo Picolo, responsável do PIC.

PIC

Implantado após um estudo de doutorado feito com idosos da Vila Tibério, o PIC conta hoje com cerca de dois mil participantes na faixa etária acima dos 40 anos, divididos em 57 núcleos. Suas atividades são realizadas em praças, centros comunitários, escolas e igrejas. O programa também realiza festas de confraternização, passeios em grupos, reuniões mensais com os representantes e professores.

A intenção do trabalho do PIC é promover a saúde integral da população, antes que a doença apareça ou no caso das moléstias crônicas típicas da 3ª idade, antes que elas provoquem sequelas agravantes, como as ocorridas na hipertensão, diabetes, dislipidemias, degenerações e até mesmo a depressão, comum em muitos idosos. As aulas acontecem de segundas as sextas-feiras, sempre ministradas por professores de educação física, onde cada professor é responsável por dois núcleos.

Entre os participantes, muitos são selecionados para treinar e representar a cidade de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), pelos quais são octacampeões e somam 15 títulos gerais em 22 edições dos Jori. Também participam dos Jogos Abertos do Idoso (JAI). No final do ano é realizada a OlimPIC para os atletas desses grupos, fazendo uma grande confraternização entre eles.

O programa realiza ações sociais, ajudando as comunidades mais necessitadas, com doações de fraudas, roupas, remédios e alimentos. O PIC realiza também uma campanha de doação de sangue uma vez por ano.

Nenhuma postagem para exibir