Nogueira peita Doria e ameaça buscar Justiça para manter Ribeirão na zona amarela

Declaração foi dada nesta sexta-feira em entrevista coletiva

Duart Nogueira e Sandro Scarpelini durante apresentação do Boletim Epidemiológico - Foto: Gleice Lira

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), informou que irá buscar a Justiça para manter a cidade na zona amarela do Plano São Paulo. Ele contesta a classificação dada à cidade pelo governo do Estado.

“Irei apresentar um pedido ao governo do Estado para que reconsidere a classificação. Também iremos buscar a Justiça para a manutenção de Ribeirão no lugar em que ela deve ficar, na zona amarela, se o pedido não for atendido”, disse o prefeito, que ressaltou, ainda, que irá pedir uma liminar para impedir a regressão para a zona laranja se o pedido de revisão não for acatado.

Segundo Nogueira, o Estado está ciente da decisão. “O secretário Marco Vinholi já recebeu nosso pedido de revisão e está ciente”, disse.

Ao lado de Franca, Ribeirão foi a única regional de saúde que regrediu no Plano São Paulo.

Outro lado

A Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que, por intermédio do Secretário Marco Vinholi, “dialoga com os prefeitos para bom entendimento das ações de combate ao coronavírus e cumprimento do Plano São Paulo. O pleito foi recebido pela SDR e será encaminhado ao Centro de Contingência para análise”.

“Os decretos e ações dos municípios precisam observar a classificação dada pelo Plano São Paulo, que foi baseada no panorama de evolução da doença e na capacidade hospitalar dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS). O critério é público, transparente e técnico. As prefeituras devem respeitar a determinação estadual”, diz a nota.

Ainda segundo o documento, o “Plano São Paulo estabelece regra comum para os 645 municípios, que determina 14 dias de queda nos índices medidos para avanço de fase, com base em critérios científicos e de saúde. A próxima reclassificação do Plano São Paulo está prevista para o dia 18 de setembro”.

Nenhuma postagem para exibir