Nogueira decreta lockdown e restringe direito de ir e vir em Ribeirão Preto

A medida acontece devido o agravamento da pandemia na cidade

0
Sandro Scarpelini e Duarte Nogueira - Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto decretou, nesta terça-feira (16), medidas de lockdown em Ribeirão Preto. As restrições valem pelos próximos cinco dias, a partir de quarta-feira (17). A informação divulgada com exclusividade pelo Grupo Thathi e confirmada pelo prefeto Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva realizada no Palácio do Rio Branco.

As medidas acontecem após o agravamento da pandemia na cidade e incluem a restrição do direito de ir e vir da população, além do fechamento de bancos, transporte coletivo e bancos, entre outros. O decreto com todas as restrições será publicado ainda hoje no Diário Oficial.

“A gente vê que o número de óbitos têm crescido muito nos últimos dez dias (…) e um limite perigoso de 95% de ocupação de UTI”, disse Sandro Scarpelini, secretário da Saúde, ao justificar a adoção das medidas. Ele disse ainda que o fato de a prefeitura ter mantido a cidade na zona laranja contra a recomendação do governo do Estado, em março, não teve relação com o agravamento da situação. “Nós tínhamos índices para permanecer na zona laranja. Fomos envolvidos em uma onda que que atingiu todo o Estado”, disse.

Reavaliação

Já Nogueira informou que a situação será reavaliada na semana que vem. “Infelizmente, não é uma situação apenas de Ribeirão Preto. Teremos que adotar medidas duras contra o avanço da doença”, disse, durante coletiva.

Neste sábado (13), o Estado de São Paulo registrou a pior semana de toda a pandemia, com uma média de 364 óbitos por dia. Ontem, segunda-feira (15), mesmo dia do início da Fase Emergencial, os hospitais públicos registraram 100% de ocupação dos leitos de UTI em Ribeirão Preto.

Boletim Epidemiológico

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto confirmou, durante a coletiva, 57 mil casos e 1.336 óbitos decorrentes da Covid-19 na cidade. Nesta terça-feira, segundo Scarlpelini, o boletim epidemiológico terá um novo número de mortes, com 20 ocorrências. É o maior número divulgado em um boletim na cidade.

Ainda segundo os dados oficiais, 70.765 doses da vacina já foram aplicadas em Ribeirão Preto, sendo 49.160 pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante e 21.605 cidadãos já completamente imunizados contra a doença.