“Maratona” de festas no final do ano requer cuidados com a saúde

Excessos em relação à comida, bebidas e em ambientes com grande aglomeração de pessoas são as principais causas de doenças e problemas durante o período

Ceia de Natal: cuidado com os exageros - Foto: Divulgação

A “maratona” de festas provocada pelas confraternizações e atividades em virtude das comemorações do Natal e Ano Novo, que também podem coincidir com o período de férias, exige atenção redobrada e alguns cuidados em relação à saúde.

Nesse período, em que as pessoas costumam ficar mais descontraídas, podem ocorrer excessos em relação à comida e bebidas. Elas podem ser os “vilões” e “gatilhos” para problemas de saúde como hipertensão, diabetes e intoxicações.

Segundo dados do Ministério da Saúde, são notificados em média, por ano, 700 surtos com envolvimento de 13 mil doentes por problema relacionado a doenças transmitidas por alimentos.

Análise

Michelle Bussade, gerente de Medicina Preventiva do Grupo São Francisco

De acordo com a gerente de Medicina Preventiva e dermatologista do Grupo São Francisco, Michelle Bussade, pequenas mudanças em relação à preparação dos pratos e hábitos alimentares contribuem para prevenção. “Na hora da ceia é importante dar preferência para opções mais saudáveis com legumes, verduras e frutas. Faça a opção por carnes magras e assadas. No consumo de bebidas é importante intercalar as doses com água e não exceder na quantidade”, diz Michelle.

Outra preocupação apontada pelos profissionais na área de saúde envolve problemas de pele como irritações e alergias, além dos casos de frieiras, micoses, conjuntivite e infecções bacterianas.

“Com a chegada do verão, temos o aumento do calor e da umidade, que são as principais causas para as doenças de pele”, afirma Michelle.

Dicas para aproveitar sem se complicar

– Como aperitivos opte pelas nozes, castanhas, amêndoas, cenoura palito, queijo branco ou frutas secas como o figo, tâmaras, ameixa e damasco;

– Evite embutidos, queijos amarelos e alimentos com excesso de sal;

– Evite os destilados por terem o teor alcoólico maior. O champanhe por ter poucas calorias (80 kcal/taça) pode ser consumido em substituição aos destilados;

– Na sobremesa a rabanada frita pode dar lugar à assada e às frutas típicas da época como a cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa;

– Não permaneça com roupas molhadas;

– Use protetor solar;

– É recomendado pelo menos dois litros de água por dia;