Jovem de 19 anos tira parte do pulmão por causa de Narguilé

A jovem fazia uso do dispositivo desde os 16 anos; além da cirurgia precisou passar por transfusão de sangue

Jovem Lívia Monteiro Foto: arquivo pessoal

Lívia Monteiro, 19, teve que tirar parte de seu pulmão, na última segunda-feira (14), depois de contrair fungos por causa do uso de Narguilé. O caso aconteceu em Cuiabá, no Mato Grosso e, além da cirurgia, a jovem precisou passar por transfusão por conta da quantidade de sangue perdido com o procedimento.

Lívia ficou três dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora finaliza sua recuperação em uma enfermaria. Ela fazia o uso do dispositivo desde os 16 anos, mas sem frequência.

No pós-operatório teve que usar drenos o tempo todo e por cinco dias. Quanto às dores, ela afirma que é grande e nem com morfina é reduzida.

A investigação do caso começou em abril deste ano, pois ela se sentiu mal ao fazer uso de tabaco. A jovem apresentou falta de ar e febre. De início pensou que era Covid-19 realizou testagem, e um exame de tomografia, mas obteve o resultado negativo.

A mãe, mesmo com o resultado investigativos, ficou desconfiada. Então, decidiu levar a filha até um médico especialista em pneumonia e recebeu o diagnóstico de infecção causada por fungo.

A menina agora segue em tratamento e não há previsão para a sua saída do hospital.

Nenhuma postagem para exibir