Na tarde de terça-feira (26), o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Unidade de Emergência, interrompeu o atendimento a novos pacientes, em razão do excesso de demanda, chegando a mais de 300% acima da capacidade oferecida pelo hospital. A medida visava à proteção dos pacientes que lá estavam, já que a alta demanda prejudicaria a qualidade e a segurança exigidas.
Segundo o Dr. Carlos Henrique Miranda, coordenador da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, a atitude tomou um caráter extremo porque as condições de atendimentos deixaram a desejar, inclusive faltando leitos e macas para os pacientes. A direção da entidade, informou, em nota oficial, que ontem, a partir das 22 horas, o atendimento pediátrico já estava estabelecido.
Hoje, quarta-feira (27), no período da manhã, os demais atendimentos voltaram a acontecer, entretanto, enfatiza a nota, as condições não são ideais, e clama à população que só procure a entidade se o caso exigir alta complexidade. Reforça a nota que, se a situação vivida na terça-feira (26) voltar a acontecer, novamente serão paralisados os atendimentos.