RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Home Notícias Cotidiano Home Office? Saiba como manter a produtividade

Home Office? Saiba como manter a produtividade

0
Home Office? Saiba como manter a produtividade
Thaís Alves é especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho - Foto: Divulgação

Depois de anos patinando, o home office tornou-se, graças à pandemia relacionada ao coronavírus, uma realidade no Brasil. Do dia para a noite, milhares de empresas optaram por fazer seus funcionários trabalharem de casa. Como toda novidade, entretanto, o novo sistema traz alguns problemas que atrapalham a produtividade.

Por isso, reunimos dicas preciosas da psicóloga Thaís Alves, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, e sócia da Core Psicologia, para fazer o trabalho feito via home office render. “Trabalhar de casa exige disciplina e planejamento. Sem isso, pode haver perda de produtividade, o que é um problema”, avalia.

Para a psicóloga, é preciso que o trabalhador separe o tempo da atividade profissional das pessoais. “Claro que, estando em casa, qualquer um está mais suscetível a interrupções, mas é preciso dedicar ao trabalho um tempo específico. É ruim quando o profissional deixa de fazer seu trabalho para dedicar tempo a seus afazeres pessoais, mas também é um problema quando faz coisas profissionais fora de sua jornada. Tem que haver um equilíbrio”, analisa.

Como manter a produtividade trabalhando home office

Confira as dicas da profissional:
1 – ESTABELEÇA UMA ROTINA DIÁRIA: Para isso, a dica da psicológica é adotar métodos que contribuam para a organização como, por exemplo, fazer uma lista de tarefas; planejar as atividades antes de executá-las; estabelecer horários de atendimento virtual, se for o caso. Ela também chama a atenção para a importância dos prazos. “Uma nova cultura de trabalho será criada, seja paciente para lidar com a nova formação e consolidação de modelos mentais e novos hábitos coletivos”, diz.

2 – MANTENHA BONS HÁBITOS: A psicóloga indica a importância de se manter bons hábitos, como ter horários para acordar e dormir. Além disso, ela lembra da importância de beber muita água, alimentar-se bem, praticar atividade física, sorrir e ser grato.

3 – ABSORVA MENOS INFORMAÇÕES MIDIÁTICAS: Thais Alves lembra que o excesso de informações midiáticas pode ser um gatilho para o estresse. Por isso, ela indica que o trabalhador busque sempre por fontes fidedignas de informação, evitando as famosas fake news, e se protegendo.

4 – DESFRUTE DE COISAS SIMPLES NOS INTERVALOS: Trabalhar em casa pode tornar a rotina muito mais cansativa. Portanto, a indicação da psicológica é aproveitar os momentos fora do expediente para se descontrair: vale assistir bons filmes; ler o livro esquecido na estante; dedicar tempo para a família e para os animais de estimação e manter contato online com quem se gosta.

5 – DEIXE O LOCAL DE TRABALHO ORGANIZADO: A falta de organização no ambiente de trabalho pode ser muito improdutivo e ser outra fonte de estresse. Para evitar esse tipo de problema, a dica é manter as coisas em lugares organizados. Improvise um cantinho, se não tem um apropriado. E nada de relaxar: vista-se bem, arrume o cabelo, faça a barba, faça maquiagem.

6 – PROMOVA INTERAÇÕES INDIVIDUAIS E GRUPAIS: aproveite o período para discutir temas específicos. Para tanto, honre todas as reuniões individuais e da equipe e estabeleça uma agenda e programação com colegas de trabalho.

7 – BUSQUE POR AJUDA PROFISSIONAL: Ficar recluso pode causar problemas emocionais para algumas pessoas e saber lidar com isso é fundamental. A dica da psicóloga é não antecipar e não fugir dos problemas. “Não há problema em o profissional se sentir triste ou acreditar que está tudo muito difícil. Nesse momento, ele deve procurar por ajuda profissional que indicará os meios necessários para lidar com esses sentimentos”, finaliza.