Governo libera comércio em nova fase de transição do Plano São Paulo

Medida passa a valer a partir deste sábado (17) e prevê abertura gradual do comércio, além da volta de cultos religiosos, e liberação para o setor de serviços na próxima semana

Movimento do comércio de rua durante a flexibilização do isolamento social no Centro de Ribeirão Preto - Foto: Gleice Lira

O governo do estado anunciou, nesta sexta-feira (16), que a região de Ribeirão Preto, assim como todo o estado, vai permanecer na fase vermelha do Plano São Paulo, porém, com reabertura gradual do comércio, setor de serviços e volta de cultos religiosos. A medida, definida como uma “fase de transição”, vai valer pelas próximas duas semanas, com vigência a partir deste sábado (17).

O anúncio foi feito em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, comandada pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). A reclassificação leva em conta os índices da pandemia da Covid-19 em todo o estado, como os novos casos, as taxas de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o índice de óbitos de cada região, que de acordo com Garcia tem estado em queda desde as medidas adotadas durante as fases emergencial e vermelha.

“Nós queremos agradecer a população pelo apoio às medidas tomadas pelo Estado, as conquistas que estamos obtendo na redução na pandemia e na redução da ocupação de leitos é graças a esse esforço”, disse Garcia. 

O vice-governador afirmou ainda que a nova fase de transição é para que o estado possa caminhar com segurança, sem riscos de retroceder. “O apoio da população nessa nova fase continua sendo importante, não é hora de baixarmos a guarda”. 

Transição 

A nova fase começa a valer a partir deste sábado (17). No domingo já passa a ser permitido a abertura do comércio, além da realização de cultos religiosos, com restrições. 

A medida prevê ainda a ampliação da abertura do setor de serviços, que inclui restaurantes, salões de beleza e academias, a partir do próximo sábado, 24 de abril, também com restrições. Veja na imagem abaixo o que abre e o que fecha durante a fase de transição:

Foto: Divulgação / Governo de SP

Nenhuma postagem para exibir