Governo de SP anuncia que 288 municípios não registraram mortes pela Covid-19 na última semana

A informação foi dada pelo vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB) em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes

Fachada do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo.

288 municípios do Estado de São Paulo não registraram mortes pela Covid-19 na última semana. O anúncio foi feito pelo vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB) em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (21).

Segundo Garcia, este número é reflexo do avanço da vacinação, reduzindo também as internações e os casos graves da doença. Além disso, anunciaram a liberação da aplicação de doses da Pfizer em gestantes e puérperas imunizadas com a vacina da AstraZeneca.

Agora, as grávidas não precisarão mais esperar o período de um mês e meio depois do parto para estarem protegidas. Pactuada com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), a estratégia permite que os gestores do SUS de São Paulo apliquem a vacina da Pfizer em 12 semanas, mediante termo de ciência, nas mulheres que já receberam o imunizante da AstraZeneca.

Desde maio, 8,8 mil grávidas e puérperas receberam a primeira dose da AstraZeneca e poderão retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal e o PEI (Plano Estadual de Imunização) disponibilizará vacinas da Pfizer para a segunda dose destas mulheres. Em toda a campanha, 229 mil delas já iniciaram o esquema e 34,6 mil já estão completamente imunizadas.

“A vacinação, além de diminuir as internações, também está reduzindo o número de mortes em São Paulo. Quase metade das cidades do nosso estado, 288 municípios, não registraram nenhum óbito na última semana, o que também é fruto da vacinação avançada no Estado de São Paulo”, afirmou o Vice-Governador, Rodrigo Garcia.

A constatação foi feita a partir de análise dos dados dos dias 14 e 21 de julho, que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.

São Paulo já vacinou mais da metade de sua população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra COVID-19. Até as 12h51 de hoje, o Vacinômetro registrava um total de 32.702.898 doses aplicadas desde o início da campanha, somando 24.053.468 de primeira dose, 7.615.727 de segunda e 1.033.703 de dose única. Mais de 18,6% da população geral de SP já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a COVID-19.

A evolução da vacinação em São Paulo pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro, no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. Nele, qualquer pessoa tem acesso a dados detalhados sobre doses aplicadas por município, distribuição de doses, ranking de vacinação, ranking de aplicação das doses distribuídas, evolução da aplicação de doses e estatísticas gerais do PEI.

Nenhuma postagem para exibir