Falta de pessoal ameaça fechar ao menos cem leitos no Hospital das Clínicas em Ribeirão

Hospital das Clínicas,n na unidade que fica no câmpus da USP - Foto: Gilberto Marques

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto deve perder até cem leitos devido à falta de pessoal. A informação é de profissionais que trabalham na instituição e, questionada, a instituição não negou a informação. Segundo apurado pela reportagem do Grupo Thathi, o déficit é de pelo menos 300 profissionais, especialmente das áreas de anestesia e enfermagem.

No total, juntando Unidade de Emergência e o HC Câmpus, localizado na Universidade de São Paulo (USP), o hospital tem perto de 920 leitos. Destes, segundo os profissionais, pelo menos cem podem ser fechados por conta da falta de pessoal. A situação já teria sido informada aos profissionais da área médica, em reunião realizada na última quinta-feira (13).

Segundo um dos profissionais que falou com a reportagem, que ocupa cargo de chefia na instituição e pediu para não ser identificado, já são sete salas cirúrgicas fechadas, no HC USP, por conta da falta de pessoal. O total representa mais de 33% do total de salas no espaço, que é de 21. “Vivemos um processo de dificuldade de reposição de funcionários que se aposentam ou deixam o serviço público, especialmente profissionais de enfermagem e anestesistas”, disse.

Outro profissional, também preservado a seu pedido, informou que a falta de profissionais deve influenciar, em breve, o atendimento, especialmente sobrecarregando as redes de saúde de cidades da região. “Existe a estrutura e os médicos, mas faltam os profissionais. Com isso, realizamos os mesmos procedimentos, com a mesma qualidade, mas não temos condições de atender a mesma demanda que antes”, explicou.

Outro lado

Procurado, o HC confirmou, através de nota, a redução de pessoal. “Atualmente, há uma redução de pessoal em função de demissões voluntárias e aposentadorias. Estamos em tratativas com o Governo do Estado para a reposição das vagas”, afirmou a instituição.

Já a Secretaria Estadual de Saúde também foi procurada, no fim da tarde desta sexta-feira (14), mas ainda não se pronunciou sobre o assunto. A informação será acrescida ao texto assim que houver a resposta.

HC em números

O Hospital das Clínicas tem pouco menos de 6 mil funcionários, de acordo com números da própria instituição. No primeiro semestre de 2019, o HC realizou 19,7 mil internações. Foram realizados ainda 1,5 milhão de procedimentos no mesmo período, sendo 16 mil cirurgias e 4,7 mil transplantes.

Além do atendimento médico, o hospital também é referência na formação de profissionais, servindo de local de residência dos alunos da Faculdade de Medicina da USP.