Estudos preliminares apontam que ButanVac é segura e induz alta resposta imunológica contra a Covid

Vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan está na primeira fase de testes no Brasil, na Tailândia e no Vietnã; os primeiros ensaios clínicos foram iniciados em Ribeirão Preto

Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Os primeiros estudos preliminares, divulgados na Tailândia, apontam que a ButanVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e induz alta resposta imunológica contra a doença.

As informações são de um artigo publicado na MedRxiv. No Brasil, os testes da primeira fase foram realizados em cidades de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros ensaios clínicos, inclusive, foram iniciados em Ribeirão Preto, em parceria com o Hemocentro da cidade.

Ao final dos estudos, autores consideraram que a vacina ButanVac demonstrou um perfil de segurança aceitável e é altamente imunogênica.

De 210 voluntários que participaram do estudo, menos de um terço dos voluntários tiveram reações adversas. Os sintomas apresentados foram dores locais, musculares e de cabeça. Nenhum paciente com respostas graves foi registrado.

Nenhuma postagem para exibir