Epidemia | Ribeirão registra aumento de quase 6.000% nos casos de dengue

Para secretario da Saúde, número é "aceitável"; em 2019, cidade teve mais de 13 mil casos registrados

0

Ribeirão Preto registrou, em 2019, aumento de quase 6 mil porcento na comparação com o mesmo período do ano passada. No total, até o momento a cidade teve 13.903 pessoas infectadas pela doença. O número é 5.866,95% maior que o registrado no mesmo período de 2018, quando ocorreram 233 registros de dengue.

Os dados constam no Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (03) pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, órgão da Secretaria da Saúde. O levantamento mostrou ainda que houve três mortes em decorrência de casos graves de dengue na cidade.
Somente em novembro deste ano, foram confirmados 46 casos de dengue em Ribeirão Preto. A comparação com o mesmo período de 2018, quando foram registrados cinco casos da doença, aponta aumento de 820%.

Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, “o número de casos está dentro dos parâmetros aceitáveis, se comparado às demais cidades do Estado”. “80% dos casos de dengue estão nas casas das pessoas e a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria casa” alerta o titular da Saúde.

Ações

A Secretaria de Saúde informou que realizou, durante todo o ano, mutirões de limpeza semanalmente pela cidade ao longo deste ano já recolheram mais de 30 toneladas de entulhos que acumulam água parada, criadouros potenciais do mosquito Aedes aegypti.

Ainda segundo Scarpelini, o trabalho de combate e prevenção à dengue na cidade “está sendo feito sem trégua”. “São ações diárias, com equipes de Agentes de Combate a Endemias nas ruas em campanhas de conscientização, treinamentos de equipes e nebulização frequente”, diz a a secretaria, em nota.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, ressalta que são encontrados e recolhidos muitos criadouros do mosquito nas regiões mais preocupantes da cidade durante o trabalho de campo, que prevê, além do recolhimento do material, orientação às pessoas.

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos à população que limpe suas casas, seus quintais semanalmente e não deixe acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer. Somente assim conseguiremos vencer a batalha contra a dengue em Ribeirão Preto”, alerta da diretora.