Defesa Civil emite alerta de baixa umidade do ar e pede cuidados com a saúde

De acordo com a plataforma Clima Tempo, o indicador está em 24% neste momento

Foto: Reprodução

A Defesa Civil emitiu, nesta segunda-feira (9), um alerta pedindo para que moradores de Ribeirão Preto tomem cuidados por conta da baixa umidade relativa do ar registrada na cidade. De acordo com a plataforma Clima Tempo, o indicador está em 24% no momento.

O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que fique entre 50% a 80% para seres humanos. Quando o índice está abaixo dos 30%, como é o caso, considera-se situação de perigo e são necessários cuidados.

Isso porque, conforme o Hospital do Coração (HCor), o baixo volume de água na atmosfera faz com que a concentração de poluentes no ar aumente, provocando uma maior irritação no pulmão.

Isso faz com que se aumente ainda mais os riscos de ataque cardíaco, já que para manter a pressão arterial os vasos precisam ficar dilatados e o coração trabalha e bate mais intensamente. Sendo assim, com o pulmão já em estresse, alguns mecanismos de passagem do ar se fecham fazendo o mesmo com as vias sanguíneas.

Mas não é só, os riscos de incêndio também se elevam, por isso, a Defesa Civil ainda reforça para que não jogue bitucas e brasas onde há vegetação.

Indicadores para os próximos dias

Para esta terça-feira (10), a umidade relativa do ar deve variar entre 28% a 17%, das 12h às 20h, conforme a plataforma Clima Tempo. O baixo percentual decorrente do tempo seco é comum no inverno.

Já para os próximos dias, segundo o mesmo site, os números são ainda piores. Entre quarta (11) e sexta-feira (13), a quantidade mínima se alternam entre 13% e 14%.

Algumas dicas para cuidados

Beber muita água; utilizar umidificadores de ar; evitar aglomerações; evitar carpetes e tapetes que acumulem poeiras; manter a casa higienizada; arejada e ensolarada; evitar exercícios físicos entre às 10h até às 17h.

Nenhuma postagem para exibir