Ameaçada de surto, Ribeirão realiza campanha de vacinação de bebês contra sarampo

Dose será extra e não integra calendário normal; medida atinge outras 37 cidades paulistas

Bebês com idade entre seis meses 11 meses devem ser vacinados em Ribeirão Preto. A campanha de vacinação foi ampliada para conter um eventual surto de sarampo na cidade e em outros 37 municípios do Estado de São Paulo que estão ameaçados.

Em Ribeirão Preto, são 36 salas de vacinação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as famílias que vão se descolar com as crianças até essas cidades precisam vacinar os bebês com 15 dias de antecedência da viagem. A dose extra destinada aos bebês, a dose “D”, não irá substitui as duas doses de rotina que devem constar na caderneta de vacinação. Confira os locais de vacinação para as crianças aqui.

 “As crianças residentes em Ribeirão Preto com idade entre 6 e 11 meses deverão receber uma dose da vacina tríplice viral. Independentemente dessa dose, a vacinação com tríplice viral aos 12 meses e de tetra viral aos 15 meses deverão ser realizadas normalmente, desde que respeitados um intervalo de 30 dias entre as doses”, disse a Secretaria da Saúde de Ribeirão, em nota.

Atualização

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a relação das cidades com indicação será atualizada semanalmente. Se a situação epidemiológica exigir, novos municípios serão incluídos na lista.