Ação beneficente promove dia de prevenção ao AVC

O 2° Dia J da saúde acontece neste sábado (4) em Bonfim Paulista

Ribeirão Preto (SP), 02 de dezembro de 2021– Quando se trata de AVC, cada minuto é importante. Minutos podem salvar memórias, minutos podem salvar histórias, minutos podem salvar pessoas. Com o risco global de Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame) ao longo da vida, está claro que a ampla conscientização do público sobre os sintomas é fundamental para o esforço de salvar vidas, já que o AVC é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal agente de incapacidade no mundo.

Com foco na conscientização, acontece neste sábado, dia 04 de dezembro, a partir das 8 horas da manhã, o 2° Dia J da saúde no distrito de Bonfim Paulista. O evento, que teve a primeira edição realizada no ano passado, e terá como foco principal a prevenção ao AVC, conta com uma programação que vai disponibilizar enfermeiros, teste de glicemia, aferição de pressão e ainda distribuição de material de conscientização fornecido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

A proposta de dar continuidade a esta ação surgiu do sucesso da primeira edição, realizada no dia 12 de dezembro de 2020, que mesmo em meio a pandemia, com toda a segurança, utilização de máscaras, e distanciamento social, conseguiu atender o público presente, com realização de exames rápidos e orientações sobre o Acidente Vascular Cerebral.

Segundo Michele Pieri Garcia, com a perda repentina de seu pai, Jorge Luiz Pieri Garcia (59 anos), em novembro do ano passado, após complicações clínicas a partir de um AVC isquêmico, a família decidiu de alguma forma chamar a atenção para esta causa. “Este dia se transformou em um encontro com troca de informações, um momento de dividir histórias, e ainda conseguir conscientizar a população de forma prática, com a realização dos exames e materiais informativos, além do legado que meu pai deixou para todos nós como lição de vida e coragem”, declarou Michele, filha de Jorge Pieri.

A programação para este sábado (4), seguirá até as 11 horas da manhã, na rua Dona Iria Alves, número 95, em frente ao comércio que Jorge esteve à frente há mais de 19 anos, no distrito de Bonfim Paulista. O evento é totalmente gratuito, e todas as medidas de segurança e protocolos de higiene serão mantidos. A recomendação é que todos permaneçam de máscaras de proteção, com distanciamento social e sem aglomeração.

Sinais de Alerta

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano rompe.

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem, arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética.

Serviço

2° Dia J da saúde: Conscientização e Alerta ao Acidente Vascular Cerebral

Data: 04 de dezembro

Horário: das 8h às 11h

Endereço: Rua Dona Iria Alves número 95 l Bonfim Paulista

Programação

  • Aferição de pressão
  • Teste de glicemia
  • Distribuição de material de conscientização e prevenção ao AVC
  • Entrega de kits snacks pós jejum
  • Lançamento – Assistente Virtual Jorginho

Nenhuma postagem para exibir