HC Ribeirão recebe exposição que retrata autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer

O tema “Seja sua própria heroína” é uma maneira de destacar como essas pacientes são vistas no dia a dia do tratamento

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto recebe durante o mês de outubro a exposição fotográfica “Espelho, espelho meu, existe alguém mais heroína do que eu?”, que retrata mulheres em tratamento contra o câncer no hospital. As imagens foram feitas em março deste ano durante um trabalho voluntário de cuidados estéticos promovido por um grupo de profissionais de Batatais (SP).

Antes de serem fotografadas, as pacientes internadas na ala de ginecologia fizeram limpeza de pele, maquiagem, design de sobrancelhas e aproveitaram os serviços de uma manicure.

A equipe de saúde do HC responsável pela ala feminina realizou a exposição para a campanha do Outubro Rosa, tradicional ação nacional de conscientização da prevenção do câncer de mama.

Este ano, o tema escolhido é “Seja sua própria heroína”, uma maneira de destacar como essas pacientes são vistas pela família, amigos e profissionais que participam do dia a dia de tratamento.

Os registros foram feitos pela jornalista e fotógrafa Fanny Victória. Segundo ela, apesar de estarem em um ambiente hospitalar que pode remeter a tristeza e gerar baixa autoestima, foi possível captar sorrisos e mostrar que essas mulheres são verdadeiras guerreiras.

“Tentei retratar um pouquinho do que cada uma carrega dentro de si, aquele sorriso escondido, aquele olhar cheio de esperança e, acima de tudo, queria que as fotos mostrassem a personalidade forte delas diante do desafio que é enfrentar o câncer”, disse.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de outubro na portaria principal do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Serviço:

Exposição fotográfica “Espelho, espelho meu, existe alguém mais heroína do que eu?”

Local: Portaria Principal do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Quando: até 31 de outubro de 2018.

Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 – Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto.